[Rio-pm] Perl é genuinamente uma linguagem de script ou híbrida?

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Sexta Fevereiro 17 08:04:10 PST 2012

Uma simples brincadeira pode ser mais eficiente do que compilar, o modulo Acme::EyeDrops consegue esconder o codigo muito bem,
desassemblar um exe na unha não é um bixo de 7 cabeças! Agora um codigo bem escondido engana muito mais do que imagina!

From: tiago.peczenyj em gmail.com
Date: Fri, 17 Feb 2012 13:50:38 -0200
To: rio-pm em pm.org
Subject: Re: [Rio-pm]	Perl é genuinamente uma linguagem de script ou híbrida?

Ola

2012/2/17 Cleysinho <cleysinhonv em gmail.com>

Sim é verdade, o link que acabaram de me sugerir fala muito bem, percebo que em Bioinformática há uma confusão generalizada a respeito da Perl (minha opnião), alguns pesquisadores não liberam seu fonte por que em Perl é possível ver o código fonte (absurdo). E que para eles seriam melhor escrever programas em C para não ter que compartilhar o fonte. Mas ninguém publica isso em seus artigos.

Até eles conhecerem um programador que conheça asm e faça dessassembly na unha. Se proteger o codigo é importante, eles devem usar alguns obfuscadores e "packers" que encriptam a parada toda.

 Esse é um conhecimento da linguagem que gostaria de fundamenta-lo bem para ver se há a possibilidade de implantar uma nova "visão", embora confesso que a Perl é a menina dos olhos na Bioinformática.

Sobre definição da linguagem tenho convicção que é uma linguagem interpretada, mas o contexto híbrido a torna bem mais elegante.
Então, se vc analisar os primeiros interpretadores de Basic, existiam tecnicas de converter as palavras chave em instruções de maquina diretamente através de umas tabelas bem malucas (ao inves de analisador recursivo descendente). Ai vc percebia que nos primeiros basic's o uso de funções definidas pelo usuario era bem limitado e o acesso a codigo de maquina (PEEK, POKE) era bem natural (lembra das sessões DATA). A tecnica que Perl usa é excelente pois a gramatica da linguagem permite muitas construções diferentes (tanto que fazer syntax highlight da linguagem as vezes é dificil) e interpretar apenas acabaria sendo lento, mas gerar opcodes deixa a coisa significativamente mais rapido e deixa outros gargalos aparecerem (como algoritmos gulosos).