[Rio-pm] Perl Realtime Debug

breno breno em rio.pm.org
Quarta Setembro 14 14:58:00 PDT 2011

2011/9/14 Thiago Jose Lucas <thiagojlucas em gmail.com>:
> grande Breno,
>
>     Muito obrigado pela Ajuda. Respondendo à sua pergunta, em Perl sou
> iniciante mesmo, acontece que tenho um cliente com o FOP (Painel do
> Asterisk) que não está funcional e o mesmo possui um servidor escrito em
> Perl, como o lance lá é urgente, recorri à vocês, pois já ouvi falar muito
> bem da lista, e eu ia demorar um bom tempo no "man perldebug"... (que à
> propóstivo estou lendo até agora :P)
>
> De fato, setando a variável PERLDB_OPTS funcionou como um "sh -x", e você me
> ajudou a resolver o problema lá, hehe
>
> Muito obrigado à ajuda de todos da lista!

Boa sorte! Precisando de mais alguma coisa é só falar =)

Como informação suplementar, se estiver acostumado com IDEs pode
experimentar o Padre (padre.perlide.org), que vem com debugger
integrado e muitas outras opções pra facilitar a vida dos
desenvolvedores.

Ah, e se quiser adicionar logging ou declarações de depuração, experimente:

http://metacpan.org/module/Data::Printer
http://metacpan.org/module/Log::Log4perl
http://metacpan.org/module/Log::Dispatch

Ou, caso queira analisar o código sem alterar o fonte em si, pode usar
o 'dip', um framework de instrumentação dinâmica para depuração de
programas Perl em tempo real. Com ele vc consegue obter informações
detalhadas de toda a execução do código, como por exemplo a lista de
argumentos passados a uma função específica ou o conteúdo de
variáveis.

http://search.cpan.org/perldoc?dip