[Rio-pm] Opinião

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj em gmail.com
Sábado Setembro 3 16:57:48 PDT 2011

André, a forma como muitos aplicativos do mundo unix foram desenhados
foi privilegiando uma forma de pipeline pela stdout -> stdin.

exemplo, verificar quantas linhas de um arquivo possuem a ocorrencia xxx

$ cat arquivo | grep "xxx" | wc -l

Perceba que eu tenho 3 processos interligados por pipes que sincroniza
os mesmos. Se eu tenho uma maquina de 16 nucleos eu estou utilizando
no maximo 3 de forma serial. Eu poderia utilizar map-reduce com hadoop
por exemplo que eu utilizaria melhor os recursos da minha maquina.

Para o problema que vc quer solucionar, o que te atende? De que
problema estamos falando? Perceba que interligar processos diferentes
pode ser algo tão natural quando um pipe unix ou o problema pode ser
muito mais cabeludo do que imaginamos.

Por exemplo, todos os programas devem ser executados na mesma maquina?
é possivel que rodem em computadores distintos (ou ainda sistemas
operacionais distintos) através de rede? É necessário que tudo seja
sincrono? Gearman não te atende?

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br