[Rio-pm] Framework em MVC

breno breno em rio.pm.org
Quinta Julho 28 10:26:44 PDT 2011

Oi Sérgio,

Como vc viu, existem diversos frameworks para Web em Perl, todos muito
poderosos e interessantes. É natural que os usuários de uma alfinetem
as outras, mas não caia nesse tipo de discussão com "trollagens
saudáveis" (ou nem tanto). São apenas diferentes abordagens para o
mesmo problema, cada qual com suas vantagens, desvantagens e
peculiaridades, e você deve usar a que mais se adequa a sua forma de
pensar - algo que é muito estimulado dentro do Perl.

Tentando ser o mais imparcial possível, segue uma lista dos três
principais frameworks web *hoje*, em ordem alfabética:

Catalyst (http://catalystframework.org) - É um framework estável e
robusto, dos mais testados, documentados e com a maior quantidade de
usuários. O Catalyst é voltado para a liberdade de escolha e, por
isso, é extremamente flexível e compartimentalizado. Há poucas
restrições sobre sua forma de usar e até seus componentes internos são
adaptáveis - o que pode ser uma grande vantagem ou uma grande
desvantagem, dependendo da sua forma de pensar. O Catalyst não obriga,
mas reforça boas práticas de desenvolvimento web escalável, como a
separação de componentes em arquivos distintos e a consequente
facilidade de manipulação sem comprometer o resto da aplicação.

Dancer (http://perldancer.org) - É um framework intuitivo e
minimalista, com boa documentação e uma comunidade vibrante e
engajada. É uma releitura do Sinatra (Ruby) para Perl. Ao contrário do
Catalyst, o Dancer depende de pouquíssimos módulos do CPAN, sendo
(aparentemente) mais fácil de instalar. Dancer é ridiculamente fácil
de aprender e usar: em poucos minutos você já sabe fazer um site
dinâmico e conhece os principais elementos do framework. Como
consequência desse design, o Dancer - embora poderoso - oferece muito
menos flexibilidade que o Catalyst. Mas também possui uma série de
plugins e permite que você adapte aplicações simples de apenas um
arquivo em estruturas mais compartimentalizadas.

Mojolicious (http://mojolicio.us) - É um framework auto-contido (sem
dependências fora do core do perl) voltado para oferecer tudo que você
precisa para desenvolvimento web "direto da caixa". Isso inclui
sistema de templates, bytestreams, até mesmo (re)implementações do
HTTP 1.1, WebSockets, parsers JSON e HTML5 (com seletores CSS3, estilo
jQuery), servidor com I/O assíncrona, etc. O Mojolicious também possui
sistema de plugins, e um modo de uso simplificado estilo Dancer,
chamado Mojolicious::Lite. Essa abordagem "web in a box" é muito
chamativa para quem quer desenvolver rapidamente sem precisar se dar
ao trabalho de escolher muito os componentes auxiliares, uma vez que a
escolha já foi feita por você - uma proposta completamente inversa a
do Catalyst mas que, como ela, pode ser uma grande vantagem ou uma
grande desvantagem, dependendo da sua forma de pensar.

Recomendo dar uma olhada no site dos três, passear um pouco pela
documentação de cada um desses. Qualquer que seja a sua escolha, se o
framework se adequa a sua forma de pensar e desenvolver, será uma boa
escolha :)

Qualquer dúvida, sobre qualquer um deles, é só perguntar. Há
core-developers de todos esses frameworks aqui na lista!