[Rio-pm] Kernel

Stanislaw Pusep creaktive em gmail.com
Sábado Julho 9 12:14:08 PDT 2011

Boa tarde, André! Pelo que entendi, você precisa desses conceitos para fins
didáticos. Se for o caso, recomendo usar como exemplos esses dois sistemas
operacionais feitos em assembly: MenuetOS (http://www.menuetos.net/)
e BareMetal OS (http://www.returninfinity.com/baremetal.html). Assim, o elo
entre assembly e processador fica mais evidente. Agora, como antítese, vale
lembrar que um kernel pode ser algo muito abstrato e quase que totalmente
desvinculado de "linguagens de baixo nível": seL4 (
http://ertos.org/research/sel4/) tem 8700 linhas em C e apenas 600 em
assembler, o que permitiu uma verificação formal de que o OS seja isento de
erros de programação (sim, soa absurdo, mas esse paper explica:
http://ertos.org/publications/papers/Klein_EHACDEEKNSTW_09.pdf).

ABS()