[Rio-pm] Kernel

breno breno em rio.pm.org
Sábado Julho 9 00:08:19 PDT 2011

2011/7/8 André Torres <andretorresrj em gmail.com>:
> Fala ai mongers!
>
> Eu tenho buscado algumas coisas na internet sobre como as informações
> processadas no processador sao interpretadas pelo kernel e mostradas para o
> usuário, mas nao tive muito sucesso pra entender o processo (processador ->
> firmware -> assembler -> kernel)
>
> alguem poderia me explicar ou exemplificar resumidamente ou me mandar algum
> link de algum material que explicasse isso?

Eu particularmente gosto do livro do Stallings (o site tem muito
material extra tb):

http://williamstallings.com/OS/OS5e.html

Mas não sei como está a versão traduzida, se existe. Em português ouvi
falar muito bem do "Sistemas Operacionais" da série de livros
didáticos da UFRGS, que disseram ser mais objetivo (leia-se menor) e
fácil de ler/entender:

Esse você encontra a R$ 76,00 na editora:

http://www.grupoa.com.br/site/exatas-sociais-e-aplicadas/2/71/77/3633/3634/0/sistemas-operacionais.aspx

Ou semi-novo a R$ 59,90 na Estante Virtual:

http://www.estantevirtual.com.br/livrariaalbelo/Romulo-Silva-de-Oliveira-e-Outros-Sistemas-Operacionais-46751556

Mas não sei quão aprofundado vc precisa que a explicação seja, então
um livro pode ser overkill. Dependendo do que vc quer entender a
resposta pode estar aqui, a R$ 0,00:

http://en.wikipedia.org/wiki/Operating_Systems#Kernel

Qualquer dúvida, venha tomar um chopp com a gente no Encontro Social
quinta que vem que o povo te explica :-)