[Rio-pm] variavel

Matheus Lucas malsi2 em yahoo.com.br
Quarta Março 16 13:48:59 PDT 2011

ok diogo, primeiramente obrigado pela dica.
mais deu tudo certo sim... o problema foi com permissões, ok.
com isso eu achei que estava fazendo algo errado. logo que o primeiro email da lista chegou, eu ja estava conseguindo fazer a coisa certa.
da proxima vez, vou explicar direito, ok srsrrs
abraço a todos e obrigado pela ajuda !

Matheus

--- Em qua, 16/3/11, breno <breno em rio.pm.org> escreveu:

De: breno <breno em rio.pm.org>
Assunto: Re: [Rio-pm] variavel
Para: "Perl Mongers Rio de Janeiro" <rio-pm em pm.org>
Data: Quarta-feira, 16 de Março de 2011, 16:54

2011/3/16 Matheus Lucas <malsi2 em yahoo.com.br>

> bom dia galera !

Bom dia Matheus!

> sobre o trecho abaixo...
>
> use File::Tabular;
> my $f = new File::Tabular($filename);
>
> alguem poderia me explicar como este metodo Tabular() funciona ?

Bom, só pra esclarecer um pouco, o método que vc está chamando não é
Tabular() e sim new(). A palavra "new" não é reservada, é apenas um
método do módulo File::Tabular como outro qualquer (claro, a convenção
é usar "new" para construção de objetos). O que acontece é que o Perl
aceita a chamada "notação indireta de objetos", que entende (em alguns
casos) "lala $objeto" como "$objeto->lala()". No trecho acima, "new
File::Tabular($filename)" é a mesma coisa que "File::Tabular->new(
$filename )". Alguns programadores preferem usar o new na notação
indireta por estarem acostumados a "new" ser uma palavra reservada em
outras linguagens. Mas é melhor ser o mais explícito possível nas suas
declarações, pra evitar ambiguidade, mesmo que o autor do módulo tenha
usado a notacão reversa na documentação.

> o arquivo que eu passo pra ele é qualquer arquivo no diretorio corrente ?
> tipo... Tabular('/etc/teste.txt') pode ser algo assim ???

Segundo a documentação do File::Tabular, é isso mesmo.

> estou perguntando porque eu tentei isso e nao deu certo, mais talvez eu possa esta viajando na maionese aqui.
> gostaria de uma opnião. este trecho eu tirei dos exemplos do cpan, e ja vi muitos igual a este se referindo a variavel $filename...
> abraço a todos !

$filename é uma variável como qualquer outra, o autor escolheu esse
nome apenas para indicar "coloque aqui o caminho e nome do arquivo que
vc deseja acessar", exatamente como vc entendeu. Você diz que não deu
certo, mas não disse o que aconteceu! O programa gerou uma mensagem de
erro ao tentar abrir o arquivo? Qual mensagem? Ou o  "não deu certo"
aconteceu depois (onde/como)? O que era pra acontecer e não aconteceu?
O que aconteceu em vez disso?

Experimente o exemplo que o Diogo mandou, veja se vc está fazendo algo
diferente. A gente precisa de ajuda pra poder te ajudar :-)