[Rio-pm] Boas vindas ao Pedro Asad

Bruno Buss bruno.buss em gmail.com
Terça Fevereiro 15 11:29:11 PST 2011

Apenas algumas observações (não relacionadas diretamente a pergunta sobre
ruby e rails.. ja que toda minha experiência com estes não deve passar de 30
minutos)...

O Mojolicious *pode* ser "minimalista" se você utilizar o
Mojolicious::Lite[1]. Então se quiser, pode fazer um protótipo com o ::Lite
e depois armar a estrutura da sua aplicação para utilizar o Mojolicious
mesmo [2] ou então pode criar uma aplicação já com a estrutura montada
(parecido com o que o Catalyst faz ;)

O Mojolicious tem uma ótima vantagem que é dele depender apenas de modúlos
core... logo começar a desenvolver e fazer deploy é (ou para mim parece ser)
mais simples. Quando você tentar instalar o catalyst, vai ver que junto dele
vem trocentas outras coisas.

Tem um bom livro (pelo o que eu ouvi falar, não li ainda) de Catalyst:
http://amzn.com/1430223650

Os dois suportam PSGI[3] (leia sobre o Plack[4] também, caso você esteja
interessado em desenvolvimento web :).
Apesar dos dois virem com um server built-in para desenvolvimento e
testes... o Mojolicious vem com o Hypnotoad[5], um server built-in, e diz o
Sri que foi feito para ser colocado em produção.

Só de curiosidade... mas o criador do Mojolicious é o criador do Catalyst, o
Sebastian Riedel (kraih ou sri no cpan).

[ ]'s

[1] http://www.mojolicio.us/perldoc?Mojolicious/Lite
[2] http://mojolicio.us/perldoc?Mojolicious/Guides/Growing
[3] http://search.cpan.org/~miyagawa/PSGI-1.03/PSGI.pod