[Rio-pm] Planejamento Rio-PM 2011

breno breno em rio.pm.org
Terça Dezembro 7 11:32:21 PST 2010

2010/12/7 Marco Lima <braun.lima em gmail.com>:
> Salve!

Opa!

> Bom acredito que por conta do fim do ano a discução sobre esse assunto
> parou, mas estive pensando sobre algumas coisas que foram faladas aqui, e
> algumas delas eu concordo e outras não.

Achei q essa discussão havia parado por ter se esgotado, mas tudo bem :-)

> Gostaria de colocar minha visão desses dez anos de comunidade, e que li am
> alguns comentários que só agora a comunidade esta entrando no eixo e que só
> agora se consegue fazer as coisas direito etc. Bom, vamos falar um pouco de
> passado, eu estive fora do Brasil do final de 2005 ao final de 2008, por
> isso não poderia fazer uma análise desse período, somente de antes de 2006 e
> depois de 2009, então vamos lá.

Legal. Apenas lembrando que estamos falando de Rio de Janeiro, não de
Brasil, né? A thread, se entendi bem, é para tentarmos melhorar ainda
mais a presença do Perl no Rio de Janeiro para os próximos anos.
Senão, estamos no mínimo na lista errada :-)

> [...]
> poderia dizer que tudo era bastante difícil, não só para comunidade Perl
> como também para comunidade Software Livre, porque sempre acreditei que as
> duas convivem bem juntas, decidimos trabalhar juntos em diversos eventos, o
> que não nos impedia de organizar nosso evento dentro do macroevento de forma
> independente, como sempre foi, só que aproveitavamos a estrutura já alocada
> para o macro no nosso, e teve vezes que até ajudamos os eventos como foi o
> caso da Semana de Software Livre da UniRio que a comunidade Perl ofereceu

Não é só isso. A comunidade Perl sempre foi muito qualificada, e toda
vez que algum problema técnico acontecia em um evento de Software
Livre, os organizadores acabavam procurando ou alguém no stand de
Perl, ou no stand de Slackware.

> Bom, durante esse período anterior a 2006, poderia dizer 2007, já que mesmo
> longe continuei alguns trabalhos para comunidade como o relacionamento com a
> ABRASOL e a articulação da Moção Honrosa da Câmara dos Vereadores do Rio de
> Janeiro, além de alguns eventos que ocorreram, YAPC::Brasi::2006 - FISL e
> YAPC::SA:2006 CONISLI, que podemos considerar o maior evento da comunidade
> Perl do Brasil até os dia de hoje, quem esteve lá pode confirmar, que
> praticamente tornamos o CONISLI um evento Perl naquele ano.

Bom, não estive lá então não posso confirmar. Mas vc não esteve nos
últimos eventos :-)

> [...]
> comprometer mas sempre estavam lá. Todos esses eventos pelo menos os
> palestrantes sempre tiveram algum tipo de patrocício, seja através de
> passagem, hospedagem, alimentação ou apenas uma delas, o evento contou com
> cartazes, adesivos, Muitos livros doados pela O'Reilly e Apress, camisas que
> apenas uma vez teve problema por falta de contribuição dos membros e até
> licenças do Komodo da Activestate. Não acredito que tudo isso tenha
> acontecido de qualquer forma e que não havia organização no passado e que só
> agora existe uma formúla secreta de como as coisas devem ser feitas.

Não existe fórmula secreta, existe planejamento prévio. Pelo seu rant,
e por ter revivido a thread - cuja última mensagem foi sua mesmo há
mais de duas semanas - parece que ou quer causar algum tipo de
polêmica gratuita (o que realmente acredito não ser o caso) ou pq
levou o que foi dito como uma crítica pessoal e quer se defender. A
comunidade amadureceu muito nos últimos anos sim, porque percebeu que
para fazer eventos de sucesso e para divulgar a linguagem de forma
eficiente, é preciso planejamento e preparação. Note, PERCEBEU. Não
quer dizer que não acontecia nunca, mas que só agora estamos
reconhecendo a questão e fazendo algo a respeito. Nos eventos de
sucesso que foram citados por vc, *houve* planejamento e preparação.
Mas em muitos outros, inclusive alguns citados também, não houve não,
ou pelo menos não o suficiente, e o resultado foi pouca participação,
pouca expressividade e muita frustração. Gosto de pensar que
aprendemos com os erros do passado (não o *seu* passado, o *nosso*
passado, da comunidade como um todo) e queremos evitar o desgaste
excessivo de um ou outro membro da comunidade sem um retorno positivo
e mensurável, ou diluir esse desgaste sempre que possível através de
um trabalho contínuo, e não de esforços hercúleos aos 47 do segundo
tempo. Acho que esse foi o enfoque que queriam dar aqui, mas só falo
por mim.

> [...]
> Ofereceu coquetel no evento.
>
> 12- YAPC::Brasil::2006 - FISL 7
>
> 13- YAPC::SA::2006 - CONISLI 4  ** Com Stand no Evento.
>

> Sei que para alguns ter tirado os nossos eventos de dentro de outros maiores
> é um sinal de evolução, como já escutei falar "Agora temos nosso evento"
> enfim, eu não compartilho da mesma visão, pois sempre tivemos o espaço que
> precisavamos e a liberdade de organizar esse espaço da nossa forma, ou seja,
> já tinhamos nosso evento ou melhor nossos eventos, com organização nossa,
> como patrocínio nosso, com palestrantes nossos, e ainda ganhavamos de troco

Ok, acho que houve um grande mal entendido aqui. O Perl em nenhum
momento *saiu* dos eventos que vc citou. Continuamos participando
religiosamente do FISL, com stand populoso e cada vez mais membros e
atividades paralelas. Caso não tenha acompanhado, ano passado fizemos
um cartaz gigante promovendo o Perl e o Fernando montou um sisteminha
que identificava e cumprimentava pessoas ao vivo, com voz, o que fez o
maior sucesso. Esse ano então foi melhor ainda: além de nova casa
cheia e muito interesse do pessoal de fora, fizemos um jogo durante o
evento que não só virou manchete como virou concurso no telão do FISL.
Ano que vem, se tudo correr bem, estaremos lá mais uma vez. Também
estivemos no CONISLI ano passado (esse ano não teve) e em eventos aqui
no Rio, com direito a minicurso do Samir. Tivemos também, depois de
muitos lembretes do Oscar, um Dojo de Perl lá na lapa (espero que o
primeiro de muitos!). A idéia dos eventos principais de Perl serem
organizados de forma independente não é ser "em vez de", e sim "além
de". Ter stands e palestras de Perl dentro de eventos de Software
Livre não só é importante como é *fundamental* para o crescimento e
divulgação da linguagem.

Gostaria até de reiterar aqui que se alguém sabe de algum evento de
Software Livre no estado do Rio que caiba uma palestra/workshop/stand
de Perl, por favor avise aqui na lista!

> [...]
> já que não temos público, trazemos o Python, o Ruby, o PHP e quem sabe o
> Java e o .Net ai podemos criar um Macro evento do Perl com micro eventos dos
> outros, e precisaremos de mais infra, mais público e mais patrocínios. Então
> porque não continuar com o modelo que estava dando certo, fazer YAPCs dentro
> do FISL e CONISLI, fazer Encontros dentro dos eventos de SoftwareLivre
> regionais e fazer os WorkShops independentes como já eram feitos, e não
> estou falando de grupos PM que esses já tem seus eventos ESs e ETs.

Não entendi de onde veio esse parágrafo. O que eu vi as pessoas
comentando é ter palestras convidadas sobre
linguagens/tecnologias/modelos auxiliares dentro de eventos de Perl,
como Javascript, SQL ou Scrum. Eu particularmente acho uma idéia
ótima. De novo, continuamos oferecendo palestras/minicursos/atividades
sobre Perl dentro de eventos de Software Livre, isso nunca mudou, e se
depender de mim não muda tão cedo.

> Bom, estava precisando colocar isso aqui para talvez esclarecer meu ponto de
> vista sobre o que aconteci e o que esta acontecendo com a comunidade, antigo
> "desorganizado" contra o novo organizado.

Espero que tenha esclarecido um pouco mais as questões que vc
levantou. Nos vemos no ES quinta (ou no dojo quarta)!