[Rio-pm] Planejamento Rio-PM 2011

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Sábado Novembro 20 03:09:52 PST 2010

Salve!

Desculpa mas isso já esta virando confusão, primeiro o que o líder do Rio.pm
tem haver com o YAPC??? que eu saiba o mesmo que qualquer um do grupo, o
YAPC é um evento de âmbito nacional e não local, a existência de um líder
serve como referência e representação do grupo Perl Monger, da mesma forma
que o Brasil.pm tem seu líder e representante, e tanto um como o outro já
seguem essa definição a mais de 10 anos e isso não vem como modelo criado
pelos membros, mas sim pelo Brian d Foy na origem dos Perl Mongers em 1998 e
seguido como regra por todos os grupos.pm, já o quando a presença desse
líder é bom ou ruim esta relacionado ao quanto ele se dedica ou não ao
grupo, o fato de existir um líder não anula a necessidade de outros membros
trabalharem em favor desse grupo, o líder só serve para motivar que a
engrenagem não pare, que exista um site atualizado, que encontros sociais e
técnicos aconteçam, porque para os Perl Mongers isso é fundamental o resto,
como os outros eventos YAPCs, Conferências etc. estão ligados a comunidade
Perl como um todo e não a um grupo ou dois dos Perl Mongers.

Alguns anos atrás, alguns membros da comunidade Perl se reuniram durante o
FISL e fundaram a SPB, o que seria um Sociedade que atuaria de forma mais
organizada e com objetivos mais claros, porque era de certo que esse não
seria o papel dos Perl Mongers, porem o documento assinado naquele dia
precisou viajar para várias locais para ser reconhecido a assinatura antes
de dar entrada no cartório e se tornar um ong/oscip, e nesse caminho esse
documento se perdeu, e com a promessa de realizarmos uma nova reunião isso
acabou nunca acontecendo e essa associação nunca se concretizando. Esse sim
é o modelo ideal para se criar uma organização na comunidade, modelo que
sempre desejei criar para comunidade Perl, modelo que passei ao José Castro
aka Cog e o mesmo criou a Associação Portuguesa de Programadores Perl,
modelo esse que eu passei para o Luciano Ramalho e ele fundou a Associação
Python Brasil, a primeira teve sua adaptações por conta do Portugueses, mas
o objetivo é o mesmo, mas a segunda tem o mesmo objetivo e trabalha
exatamente da forma em que sempre sugeri nas listas dos Perl Mongers e
encontros presenciais.

O que estou aqui tentando passar, que é importante separar e diferenciar os
Perl Mongers da Comunidade Perl, a comunidade precisa de organização e isso
pode ser conseguido através de uma organização que tenha como objetivo isso,
os Perl Mongers não tem isso como objetivo, o grupo é um ponto de encontro
de apaixonados por Perl, não precisa ter responsabilidades, muitas vezes um
Perl Monger tem que agir com impulso, com o coração, como alguem que esta
apoixonado pelo que faz, sem ter que assumir alguma responsabilidade, por
pura diversão é assim que são os Perl Mongers. Mas é claro que a comunidade
precisa de organização e por isso a anos que eu venho sugerindo que é
preciso criar um entidade organizada que tenha um projeto sério, que tenha
objetivos claros, que apresente resultados, que tenha credibilidade etc.

Agora eu peço que não tem mudar o grupo que já existe e sempre foi um lugar
para que todos possam se encontrar se divertir, discutir desde problemas a
besteiras, lugar tomar cerveja e falar besteira, o play ground da
comunidade. Se desejam realmente fazer algo importante, tocar um projeto
sério, pense no que estou falando, porque nem todos os Perl Mongers estão
aqui para fazer isso, a maioria esta aqui por diversão ou para aprender um
pouco mais de forma divertida, não esqueçam disso.

http://perl.pt/   * Realiza anualmente Workshops e já cediou o YAPC::EU por
duas vezes.

http://associacao.python.org.br/

Marco Lima
braun.lima em gmail.com
im:mago em jabber-br.org <im%3Amago em jabber-br.org>

Register Linux User #355235
Slackware Linux, for the subgenius

"Ter acesso ao conhecimento é um dever de todos; transmitir conhecimento é
um dever de quem tem."

"Na visão do hacker, o sentido da vida está em dedicar-se a uma paixão. Esta
paixão é, na realidade, uma atividade significativa, inspiradora e prazerosa
para o indivíduo, seja ela rotulada como "trabalho" ou como "diversão."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, e nem tão pequeno que não
possa ensinar"