[Rio-pm] Rio.pm - 10 anos

Thiago Rondon thiago em aware.com.br
Quinta Novembro 18 10:51:19 PST 2010

Em 18/11/10 16:13, Marco Lima escreveu:
> Samir:
>
> Sou muito cético com alguns grupos, e depois acho que isso por si só
> já se torna um grupo, lá nós chamamos de Circo do Conhecimento, como
> disse antes, em referencia aos artitas circences que viviam mais de
> paixão do que propriamente lucros, paixão por levar a alegria a várias
> cantos, e acredito que esse é o espirito. Podemos e devemos trabalhar
> com os grupos para poder buscar apoio e colaboração nos eventos.
>
> Acredito que o próximo passo seria criar um grupo para discutir e
> trabalhar essa idéia, se outros se animarem, eu também me animo a
> [...]
/me intrometido. :D

Este é um assunto muito bacana de se tratar, e a minha opinião pessoal é
que sempre vivemos em um circulo de expectativas - principalmente em
grupos -, que dependendo do ponto há uma.

O entusiasmo é o melhor dos sentimentos para quem gosta do que faz, e
fazendo algo com vontade e disposição é muito prazeroso. Seguindo este
contexto, o problema é que tenho observado é que logo depois do
entusiasmos vem a necessidade de haver "evangelização" - que
pessoalmente tenho outras opniões a respeito, que não vem ao caso -.

Logo depois da evangelização, do esforço, pensando na linha da
comunidade e não de um individuo, começa a analise de resultados, que
também é muito subjectivo. Sem os resultados esperados, há o sentimento
de frustração coletivo, e que podem trazer desunião ou os famosos blá,
blá por conta dos caminhos escolhidos.

Apoiar qualquer tipo de movimento em relação a linguagem, no mundo de
software-livre como comunidade, não há problema algum... Os maiores
debates que já observei é em relação ao aproveitando de tempo dos
recursos humanos deste grupo, as vezes nos emitimos opinião baseado em
'como este grupo pode fazer melhor isto ?'.

Alinhar o ponto final que devemos chegar como comunidade me parece um
assunto interessante caso seja a vontade de entrar neste circulo, mas
também se tudo isto é uma grande bobagem, e realmente vale só o
entusiamos tudo isto é besteira.

Eu sou de São Paulo, mas me considero um membro da Rio-PM do ponto de
vista de comunidade. :-), tenho amigos aí, pessoas que admiro, e estou
bisbilhotando neste assunto por que acredito ser pertinente este debate
entre nós que temos objetivos muitos parecidos em relação a linguagem Perl.

Abraços meus amigos,
-Thiago Rondon