[Rio-pm] Planejamento Rio-PM 2011 (was: Rio.pm - 10 anos)

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Quarta Novembro 17 09:18:48 PST 2010

Salve Nuba!

Me desculpe, concordo que o planejamento é um bom instrumento, porém esse
mesmo discurso me foi feito em 2009 quando dei a sugestão de levarmos
diversos "Eventos improvisados de evangelização". Mas tentaram me convencer
que seria diferente que durante o ano teriamos um calendário de eventos, eu
cheguei a oferecer a estrutura da Universidade Federal de Itajubá para
realizar um Workshop juntando Rio e SP, e não vi nada acontecer, e os
relatos do YAPC::2010 ainda foram piores, chegaram a me informar que uma
palestra tinha 6 pessoas na sala, enfim.

Como vocês querem levar público para os eventos se vocês não têm público, o
que um evento sobre neurocirurgia tem de intessante a um médico de
ambulatório ou até há um não médico. Pois bem, eu acredito que o maior
problema do Perl, pelo menos no Brasil é a falta de público, e vou dizer,
não é levando outras linguagens para dentro dos nossos eventos que vão
ganhar mais público.

Bom, como disse no ultimo ES, temos várias frentes de atuação que devem ter
abordagens diferentes e não achar que tudo deve ser tratado da mesma forma.
Tenho pecebido que a comunidade abandonou a evangelização e esta preocupa só
com a especilização dos membros, o que não acho ruim, ao contrário acho
fundamental para que seja possivel profissionalizar cada vez mais a
comunidade, e não tenha mais que escutar esse papo de que não tem projetos,
eu mesmo tenho um monte deles para serem implementados, a verdade é que não
tem profissional, porém ninguem se preocupa em conseguir mais adeptos, até
me passa a sensação que não se quer isso.

No meu parecer o YAPC ou Fórum Nacional é um evento anual onde as pessoas
vão para saber das novidades, conhecer novas técnicas e tecnologias, não é
um evento para aprender ou desenvolver, tem uma visão mais política e
comercial, abir novas frentes criar relacionamentos etc.

Os Workshops devem ser exclusivamente técnicos, são neles que serão
desenvolvidas as técnicas, onde se aprende novas tecnologias etc. Os ETs
podem ser considerados Workshops porém com uma dimensão menor, para um
público menor.

Mas não se pode deixar de fora as palestras (evangelização), que servem como
cartão de visita para comunidade é nelas que vamos apresentar a linguagem
para quem ainda não tem idéia nenhuma do que seja Perl. O fato é o seguinte:
Eu fiquei como líder 4 anos, levei 2 para conseguir criar uma comunidade,
fazia "Eventos improvisados de evangelização" como palestras em diversas
universidades e escolas técnicas, e nunca achei um retrocesso, até mesmo
porque muitos dos que aqui estão como Fernando, Breno, João, Camila, entre
outros foram apresentados a essa comunidade através desses "Eventos
improvisados de evangelização", e ainda poderia deizer mais, nem mesmo na
minha primeira palestra eu tive um público de 6 pessoas, já cheguei a encher
um auditório de 400 pessoas com uma palestra "Eventos improvisados de
evangelização". Mas se mesmo assim vocês acreditam que isso é um retrocesso,
e que devemos ter um 2011 melhor que o 2010 que me conveceram no ano
passado, força! vocês continuam tendo meu apoio para o que precisarem.

Um grande abraço;

Marco Lima
braun.lima em gmail.com
im:mago em jabber-br.org <im%3Amago em jabber-br.org>

Register Linux User #355235
Slackware Linux, for the subgenius

"Ter acesso ao conhecimento é um dever de todos; transmitir conhecimento é
um dever de quem tem."

"Na visão do hacker, o sentido da vida está em dedicar-se a uma paixão. Esta
paixão é, na realidade, uma atividade significativa, inspiradora e prazerosa
para o indivíduo, seja ela rotulada como "trabalho" ou como "diversão."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, e nem tão pequeno que não
possa ensinar"