[Rio-pm] Palestra no SlackShow =)

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj em gmail.com
Sexta Junho 4 14:00:51 PDT 2010

Acho que a conversa se perdeu do perl e foi pra administração de
sistemas, portanto vou dar a minha opinião.

Acredito que certos servidores nem sistema operacional completo
deveriam ter. Se eles são para web, se são servidores apache com php,
com ruby, etc, eles deveriam ter o mínimo para funcionar. Não faz
sentido ter X, ou AWK, ou qq coisa superflua. Existem ferramentas de
gerencia de configuração, ferramentas de clonagem e instalação rapida,
de monitoração e de virtualização de recursos de infraestrutura que
combinadas não deixam margem para problemas, sejam 10 ou 10k de
servidores. É claro que isso custa caro, pois treinar sysadmins para
isso e orquestrar essa parafernalia toda não é de graça, sem falar nos
erros durante o processo... numa area que não pode errar.

É claro que tem aquelas frescuras tipo "ah na distro X eu não tenho a
ultima versão da libXYZ pq a galera é frenetica por estabilidade", mas
ai a gente pensa em alternativas.

Esta semana eu precisei encontrar o motivo pelo qual uma maquina,
dentre 20, estava respondendo diferente. Em segundos (ok, foram 49
minutos mas tenho que me gabar...) criei um script para o Capistrano
(alias tem alguma versão perl desse cara???) que me facilitava a vida:
data tail -f em 20 maquinas, comparava arquivos, procurava permissões
diferentes, etc. No fim faltava uma lib e o log da aplicação não
acusava este erro (que é da Adobe... não preciso falar mais nada, o
log deles só falta de jpeg em algum momento, um dia vou ter q abrir no
IE 6 só o que falta). Ou seja, devido ao processo manual de entrar,
rodar um rpm -opções e sair uma maquina ficou de fora. E descobri sem
querer.

Acredito piamente que qualquer Distro "de verdade" funcione bem sob as
ferramentas corretas apesar de só ter contato com centOS nos ultimos
anos. Por distro "de verdade" eu falo uma que tenha comunidade ativa,
que tenha histórico, etc. Acho que as particularidades de uma Distro
são uteis para outros fins, como para a nossa estação de trabalho,
para um desktop, etc, mas um servidor deveria ser fodão com qq coisa,
até Slackware ou Gentoo ou Fedora (exceto nos casos mais bizarros). Se
eu quero 10k estações funcionando igual, não deveria fazer diferença
recursos de uma distro (ou que outra distro não possa utilizar).

Enfim, como não vivo isso "na carne" todo o dia, minha visão é esta, é
claro que vou ler centenas de relatos falando o oposto (e ai vou
aprender).

ps: Capistrano é muuuuito legal. Pena que é ruby.

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br