[Rio-pm] [OT] Apresentação do Damian Conway na London PM

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quarta Abril 14 07:40:27 PDT 2010

Pessoal,

Na última segunda-feira, 12/3/2010, fui um dos felizardos em assistir a
palestra do Damian Conway (http://en.wikipedia.org/wiki/Damian_Conway).
Teóricamente este ET estava aberto a qualquer pessoa que desejasse
apresentar alguma coisa e com tema livre, mas não sei porque ninguém
postulou apresentação junto com o Damian.

Além de hacker, ele é um showman e suas apresentações são no mínimo
interessante, mas nunca enfadonhas. Foram 2 horas de showman sobre como
fazer coisas que 'não é possível' no Perl (sem XS ou filters).

Sobre tudo o que ele falou, tem 2 coisas que eu acho aplicável no mundo
real, sendo elas :

1o. Fazer um slurp com o open implícito. Isto pode provocar discussão da
utilização, ou não, nos sistemas de produção (então use com moderação).
<code>

my $conteudo = do { local(@ARGV, $/) = $file and <>  };

ou na versão do nuba/mst

my $conteudo = do { local(@ARGV, $/) = $file; <>  };

</code>

2o. Alterar a variável $0 para dar informações sobre o estatus do aplicativo
(isto não funciona em todos os SO, mas é bem interessante).
<code>

sub rotina_longa {

  local $0 = qq/$0 [50% do trabalho feito]/

}

</code>

Mas a maior parte da apresentação estava relacionada sobre como 'hackear' o
comportamento aguardando do Perl, tal como :

@z = <fed by diamante operator>; # ótimo para golf hein fernando :D

ou coisas mais macabras ...

$hash->{key} eq $hash<-{key}

que significa

$hash->{key} eq q//

É isto aí,

Um abraços e até o ET da São Paulo-PM em 10/7/2010 com a presença confirmada
do Tomas Doran. Já temos a data, o local estamos providenciando, aguarde !

Solli M. Honório