[Rio-pm] Participação Feminina na Comunidade Perl e no Software Livre

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Terça Setembro 1 18:39:33 PDT 2009

De fato!

"Desta forma que eu vejo, as mulheres buscam também qualidade de
companhia. Aproveitando a analogia da TV: mulheres preferem trabalhar
onde a turma parece a de The OC, que num lugar em que se parecem com
de The Big Bang Theory....
e adivinhem qual dessas turmas é da galera de TI? Não é a turma de OC..."

Mas é esse o pensamento que deve ser mudado, não só nas mulheres, mas nos
homens também, essa coisa que mulher ( para ainda agravar mais: bonita) não
serve para exatas, ou que elas não querem essa área porque só tem pessoas
com "distúrbios*". Isso tudo é um mito, alguns podem dizer que os numeros
comprovam isso, ou será que é por causa desse mito que as mulheres acabam
por escolher outras áreas que as aceitem melhor. Conheço muitas mulheres na
área, que não pensam assim, excelentes profissionais que as vezes acabam
escondidas pela nuvem escura que o mito provoca. Esse seria um ponto muito
importante para ser trabalhado, e que poderiamos ajudar, é acabar com essa
fumaça e trazer não para frente, mas sim para o nosso lado, todas essas
mulheres que todos os dias estão agregando força e desenvolvendo as áreas
exatas.

* Nerds são definitivamente pessoas que tem distúrbios, até mesmo porque
faço parte desse grupo.

2009/9/1 Donato Azevedo <donatoaz em gmail.com>

> Sob o ponto de vista antropológicos eu creio que autores diriam que
> historicamente mulheres se especializaram em outros tipos de
> atividade. mas não sou antropólogo o suficiente para discutir sob esta
> ótica.
>
> Os mesmos antropólogos diriam que o ambiente de trabalho dessas áreas
> é, digamos, hostil à presença feminina (pergunte a qualquer amiga que
> faça engenharia civil sobre cmoo foi o primeiro dia de estágio em
> obra) mas também pode ser extremamente apático (veja o primeiro
> episódio de The IT Crowd).

> [...]

Marco Lima
braun.lima em gmail.com

"Ter acesso ao conhecimento é um dever de todos; transmitir conhecimento é
um dever de quem tem."

"Na visão do hacker, o sentido da vida está em dedicar-se a uma paixão. Esta
paixão é, na realidade, uma atividade significativa, inspiradora e prazerosa
para o indivíduo, seja ela rotulada como "trabalho" ou como "diversão."