[Rio-pm] [OFF TOPIC] - WHM/CPanel

Joenio Costa joenio em gmail.com
Segunda Maio 11 15:12:41 PDT 2009

Séculos depois,

Apenas para compartilhar que enfrentei problemas parecidos com o ISPConfig[1]
um software livre que implementa algo como o CPanel mas não com tanta
integração como ele.

O servidor já tinha varios serviços rodando: apache, courier, postfix,
etc... após a instalação
do ISPconfig varios arquivos foram alterados e ficaram cheios de
entradas *estranhas*.

Conclusão que cheguei foi a mesma do Otávio: Se for necessário usar um sistema
como estes use apenas ele pra administrar o servidor.

[1] - http://www.ispconfig.org/

2009/1/5 Marco A P D'Andrade <mdacwb em gmail.com>:
> Otávio++
>
> Por volta de 2003 eu trabalhei na implementação de varios mecanismos
> para configurações de aprovisionamento de usuarios e dominios que atendiam a
> integração de um portal comercial, e é claro que um grande desafio foi fazer
> parse sem estragar configurações manuais. Mas neste momento o foco já era
> não melar configurações manuais, o que provavelmente o CPanel resolveu com
> os templates e includes. Pena que não optou por recusar alterar arquivos que
> não seguem seu modelo... isto evitaria problemas como os vividos pelo
> [...]

Joenio Costa
- Salvador Perl Mongers - Grupo de Usuário Perl de Salvador
- Colibre - Cooperativa de Tecnologias Livres
- PSL-BA - Projeto Software Livre Bahia