[Rio-pm] Problemas com codificação de caracteres

Henrique Ribeiro henrique.ufrj em gmail.com
Segunda Abril 13 12:01:27 PDT 2009

Caros monges,

Estou desenvolvendo um script boladão pra converter uma base de dados MS
Access pra MySQL. Estou usando perl e já teria terminado a tarefa se os
malditos caracteres com acento não estivessem todos estragados.

Quando eu abro o arquivo com a entrada do script no vim os acentos aparecem
corretos, mas no perl não.

Eu acredito que seja um problema de codificação dos caracteres (utf-8 ou
iso-8859-1, sei lá). Dei uma procurada no CPAN, mas não encontrei exatamente
o que estava procurando.

------------------------->8---------------------------------------------------

my @vetor = `mdb-export -H ponto.mdb C_FUNCIONAL`;

foreach ( @vetor ) {
        my @parts = split /,/;
        print "$parts[0],$parts[1]\n"; # Daqui saem os caracteres ruins
#       $dbh->do ( "insert into tabela values ( \"$parts[0]\", \"$parts[1]\"
);" );
}

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado,