[Rio-pm] [OT] Abaixo ao Google Maps !!!

breno breno em rio.pm.org
Terça Fevereiro 10 20:05:26 PST 2009

On Tue, Feb 10, 2009 at 11:54 PM, Joao Gabriel <jamorreu em gmail.com> wrote:

> Acho que você quis dizer "botar 'mais bonito' primeiro", pq se for o
> mais pertinente vai contiunar colocando as favelas.

Não. Eu quis dizer "botar mais pertinente primeiro" mesmo. Pertinente
do ponto de vista turístico, do ponto de vista cultural, do ponto de
vista prático. Depende do público a que o Google Maps se destina.
Sinceramente não sei, pq não costumo acessá-lo.

Mas, olhando para o Rio *do alto* (do mapa), me interessa ver o
maraca, ver a praia de ipanema, ver o cristo, ver a rocinha, ver o pão
de açúcar. Se eu quiser ver a maré, ou laranjeiras, ou o cerro corá,
ou ipanema, ou a cidade de deus, eu aproximo e vejo, sem crise, sem
problema. Não é uma questão de mostrar/ocultar isso ou aquilo qdo se
está longe (alto). É mostrar o que é pertinente da região para quem vê
daquela distância. E sim, a sua definição de pertinente provavelmente
é diferente da minha.

O que os usuários do Google Maps procuram quando olham para outros
países *do alto*? Lugares clichê como os que eu disse, desses que são
"famosos" pelo mundo? Ou procuram, mesmo do alto, pela realidade
geopolítica do local? De abrir o Google Maps me ocorreu olhar pelo
mundo do alto agora, procurei (visualmente) pelas linhas de Nazca no
Peru e não encontrei referência alguma (nem aproximando um bocado!). O
Taj Mahal também só aparece em Agra depois de muito zoom. Não tô nem
aí pra Mantola ou Gokalpur, eu quero ver o Taj Mahal. Talvez me
interessasse pelos detalhes se fosse viajar à Índia, mas nesse caso
daria um zoom *bem* maior. O mesmo vale para o Rio, ou para qualquer
outra cidade, emho. Como não fui feliz na minha busca rápida, talvez o
foco do Google Maps seja simplesmente geopolítico e, nesse caso, as
favelas aparecem primeiro no Rio e pronto. Talvez eu simplesmente não
tenha entendido o motivo de tanta polêmica.

> Fiquei delirando agora, pensando se esse papo for lido por pessoas que
> moram nas favelas:
> "ué, somos maioria, favela é maioria, mostra a gente primeiro!!"

Bom, não sei se as favelas são maioria no Rio. Sei que estão sim
espalhadas e envolvendo toda a cidade. Isso não é necessariamente bom
ou ruim, é só fato. E favela não é sinônimo de miséria, pelo menos não
no meu vocabulário. Muito morador de favela tem computador, tem
Internet e, se são espertos, programam em Perl :-)