[Rio-pm] [OT] Abaixo ao Google Maps !!!

AlexanDER Franca alexander em nautae.eti.br
Terça Fevereiro 10 18:40:49 PST 2009

> E como poderá percerber, são bairros e não "Favelas" como é indicado no Google Maps. Então se Morro é Morro e
> Bairro
> é Bairro, porque denominar Favela?? porque é bonitinho!?

Ai meu deus... por que fui entrar na discussão? Eu tenho que terminar um trabalho...

E por que estou defendendo o Google Maps??!!

Seguindo a minha mesma dúvida se estou sendo um completo idiota... qual o problema em chamar qualquer bairro de favela?

Sei lá, para mim favela é só um nome. Eu não veria problema nenhum em morar em uma favela se uma favela não tivesse os problemas que tem.

Aliás... nem precisa se chamar favela para ter problema, correto? Seja de violência, etc.

Sei lá, acho que não tem nada demais o Google Maps entupir o mapa de favela se elas simplesmente estão lá.

Se o nome geopolítico é "bairro"... paciência, nunca li "Montanha Everest" na minha vida. Tá, sei lá de termos geopolíticos, mas até onde eu sei o Google Maps indica até o Coliseu.

Favelas são referências do Rio sim... e daí? Estão no alto, se misturam(avam) com a cidade...

O Rio tem uma coisa genial que é favela (o diabo de nome que for) e... não-favela convivendo muito próximo.

Isso é realmente ótimo (se não for... putz, é difícil mudar uma coisa que está há séculos na nossa cultura).

O problema todo, a meu ver, não é morro, bairro ou favela, é simplesmente os problemas sócio-econônicos-culturais-etc.

Eu até acharia legal viver numa cópia de Estocolmo, mas o Rio tem o Vidigal colado em São Conrado e isso não vai mudar.

Nem quero que mude, eu gostaria é de ver a população do Vidigal com acesso a educação, renda e cultura como nas outras partes da cidade.

Fosse assim talvez não fosse um problema aparecer Favela do Vidigal no Google Maps antes de Praia de Ipanema. De repente a gente ficaria até com inveja...

Mas até esse tipo de provocação faz parte da nossa história. Favela e Asfalto sempre foram inimigos de cachaça e apenas isso.

A coisa ficou feia quando a separação aumentou, aumentou armada e endinheirada... aí nenhum governante se importou (aliás, foi do descaso que elas apareceram, né?).

Acho que o que poderia ser um Rio com favelas desenvolvidas acabou indo para o brejo (talvez o Favela Bairro tenha melhorado algo... não sei, nem quero discutir).

O resultado é que o nosso preconceito foi se justificando com o tempo. Mas ainda é muito mais preconceito do que atitude.

Acho pertinente não condenar a favela pela imagem ruim do Rio. Teríamos que acabar com uma pá enorme de referências culturais junto (também não é pertinente achar que a Zona Sul é feita só de fúteis e frescos... teríamos que eliminar outra fatia gigante da história cultural do Rio).

Ah tá, eu também sou metaleiro (já estou velho para o termo, mas serve), não gosto de futebol (mais ou menos), de samba e gostaria que o carnaval voltasse para inferno.

Eu ainda posso morar em Vitória ou em Curitiba... mas não quero, sou "bairrista" mesmo, gosto do Rio.

E não adianta, o Rio não é a terra do Rock, não é a terra dos chiques, não é a terra dos frescos, não é a terra do ABBA... não é Estocolmo, paciência.

Ou justamente talvez seja isso tudo (Rock In Rio, Leblon...), afinal o Rio não é bem uma cidade purista, não é mesmo?

Alguma cidade do Brasil é purista?

Não dá mais para acreditar que o turismo do Rio se faz de belas praias. Seria o mesmo que ir para um país muçulmano para ver camelo... não tem sentido, as referências culturais contam para o turista e para qualquer sistema que queira ser mais preciso ao informar algo.

Favela é referência cultural do Rio sim, isso não tem mais volta e seria ótimo se a gente desejasse favelas desenvolvidas ao invés de eliminar elas do... mapa.

Mas, ok, eu lá gostaria de ver "Favela Laranjeiras" no mapa? Hummm... tá vendo como é o preconceito... ainda acho que é melhor resolver os problemas da favela.

Quem sabe na próxima eleição a gente vota ao invés de viajar para aproveitar o feriadão prolongado?

A propósito, se houvesse uma política de turismo decente, não estaria no Google Maps o problema. Poderia ter quantas favelas fossem que uma política de turismo decente até geraria uma montanha de dinheiro para as próprias favelas.

A Disney não é uma porcaria bem propagandeada, ela funciona!!

PS: prefiro ver "favela" no Google Maps do que "terra do sambódromo", "terra do turismo sexual", "terra do cidadão sem educação" ou "terra do motorista que atravessa sinal e reclama do pedestre"...

PS: nunca fui na Disney mas conheço pessoas que foram, nunca subi num morro-favela (criei o termo agora, eu também posso), Jacarepaguá não é bem um exemplo de visão cultural do Rio, Laranjeiras não é bem um bairro interessante e eu odeio com todas as forças o calor que faz no Rio. Ah! Também não curto praia... mas... o sotaque é foda.

[]'s
AlexanDER