[Rio-pm] [OT] Abaixo ao Google Maps !!!

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Terça Fevereiro 10 15:28:37 PST 2009

Sim! Só Favela!! faz isso em São Paulo e vê se igual!! Isso é imagem ruim,
por isso que quando você esta fora do Rio, percebe o exagero que fazem
quando falam da cidade, e se sairmos do Brasil então ... nem se fala!!

O problema é justamente esse!! não ver problema nisso! como as notícias que
são feitas no Brasil, especialmente no Rio, que além de apresentarem fatos
de forma muitas vezes exageradas, utilizam de sensacionalismo para vender
notícias ... o que os jornalistas internacionais chamam, de jornalismo
irresponsável! porque não se mede o quando isso pode fazer mal a um local ou
alguem.

Olha confusão de reportagens assim trazem:
http://pt.wikinews.org/wiki/Crime_organizado_brasileiro_chegou_em_Portugal,_diz_o_jornal

Mas não estou falando que isso seria problema, como não é para quem mora no
Rio, mas quem não conhece a cidade olha para o mapa e pensa "Epa se for para
lá, vou ficar cercado!" e foi assim que pensou uma pessoa para quem estava
mostrando a cidade no Google Maps.

Depois o Termo Favela para alguns morros do Rio deve ser repensado, como já
existem diversos debates sobre isso. Pois na maioria dos morros, só as vezes
uma pequena parte do Morro pode ser considerado favela, porque se o termo
for utilizado para todas as moradias inserida dentro dessas comunidades.
então poderiamos afirmar que o Roberto Marinho morava na Favela, e que
muitos figurões e cidadões da alta classe morram na Favela. Quem sabe não
mudamos, invez de Chamar "Cidade Maravilhosa" passamos a chamar de "Favela
Maravilhosa".

A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de
Canudos. A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre
eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude de uma planta (chamada de
favela) que encobria a região. Alguns dos soldados que foram para a guerra,
ao regressarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo,
instalando-se em construções provisórias erigidas sobre o Morro da
Providência. O local passou então a ser designado popularmente Morro da
Favela, em referência à "favela" original. O nome favela ficou conhecido e
na década de 20, as habitações improvisadas, sem infra-estrutura, que
ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.

Termo usado para descrever regiões urbanas de baixa qualidade de vida e
infraestrutura precária, cujos moradores possuem limitado poder aquisitivo —
áreas com edificações inadequadas, muitas vezes apertadas aos morros onde é
difícil construir edifícios estáveis e com os materiais tradicionais.
Segundo pesquisa financiada pelo CNPq e pela Prefeitura da Cidade do Rio de
Janeiro, e publicada no jornal O Globo de 21 de agosto de 2007, apenas 15%
dos moradores gostariam de deixar o morro. A pesquisa também revela que 97%
das casas das favelas cariocas têm TV, 94% geladeira, 59% DVD, 55% celular,
48% máquina de lavar e 12% têm computador. O que cria um contradição ao
termo, pois a maior parte das construções e moradias de um morro, não se
encaixa nessas condições.

A Rocinha é frequentemente citada como a maior favela da América Latina, o
que não corresponde a verdade, uma vez que em Caracas, capital venezuelana,
a favela de Petare tem dimensões três vezes superior. São Paulo também tem
grande quantidade de favelas. Outras cidades, igualmente grandes embora
ligeiramente menores, também surpreendem pela alta taxa de favelização, como
Fortaleza, Salvador, Recife, Guarulhos, Curitiba, Belo Horizonte, Osasco,
Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Campinas, São Gonçalo, Duque de
Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, e etc. Porque então associar a
cidade do Rio de Janeiro, como um local que só existe Favelas.

Acho que não devemos aceitar que continuem a falar mal do Rio, a queimar a
imagem da cidade. Temos criminalidades, temos pobreza, problemas sociais,
etc. Mas quero saber qual grande cidade e/ou capital não têm?

Como diz um pensamento de um sábio chinês nascido na África: "Sim, temos
todos os esses problemas, e dai? podemos resolver, e você que é feio!!" =)

Bom, isso é mais desabafado de quem tá cansado de ouvir falar mal do Rio!

Um grande abraço;