[Rio-pm] Olhem esse benchmark...

breno breno em rio.pm.org
Terça Março 25 10:09:31 PDT 2008

Acho que todas as linguagens vão reclamar desse teste. Afinal, do site:

"Rather than optimizing for each language, I tried to write each
program in approximately the same way in each language to make a
reasonable performance comparison."

Ele usou o que? Pseudo-código? Algoritmo puro? Mas até isso é sujeito
a formas de pensamento e estruturação.

Não dá pra avaliar performance de linguagens, ou performance de
implementações de linguagens. O que se avalia é a performance de
programas específicos em implementações específicas em hardware
específico. Como o autor mesmo diz, é apenas curiosidade.

Tentando um email mais interessante vou comentar a respeito das
linguagens que tenho um mínimo de conhecimento para avaliar:

Assembly: onde está?
C: O mais "passável". Comentando em cima do comentário do Wesley, acho
que não foi feita otimização em nenhuma das implementações.
C++: onde está?
Java: o código foi avaliado em cima da 1.4.2, os testes deveriam ser
atualizados. Além disso, a versão java é um porte direto da versão em
C, deveria ter uma versão OO com patterns também.
Lua: o pouco que eu conheço de Lua me diz que o código poderia ser otimizado.
Ocaml: não conheço a linguagem, mas fiquei curioso pq o código é
absurdamente feio e esquisito (EMHO), então só posso deduzir que foi
mais uma tradução com sotaque de C e não tem nada a ver com a
linguagem.
Python: o pouco que eu conheço de python é com sotaque de C, então
prefiro me abster :-)
Javascript: idem
Perl "otimizado": Jura que está otimizado? Não me parece nem de
longe...Além disso, rodou no 5.8.6. Queria ver no 5.8.8 e no 5.10,
mesmo com esse código pseudo-C
PHP: o pouco que conheço de php é com sotaque de C e Perl, então
prefiro me abster :-)
Lisp (emacs): meu deus, não é à toa que tá lá atrás.
Lisp (SBCL): melhorou :-) Mas ainda pode otimizar bastante...
BASIC: Onde está?