[Rio-pm] Res: Perl 5 em 5 minutos

Ricardo Filipo ricardo_filipo em yahoo.com.br
Quinta Março 20 17:10:59 PDT 2008

Parabéns Breno!

Iniciativa matadora!

Se precisar de ajuda eu hoje estou trabalhando (em Sao Paulo) com produção de peças publicitárias usando estas ferramentas livres.
Estamos com uma agência de design/publicidade/web/comunicação em franca expansão. E só usamos software livre.

Posso tentar um apoio da empresa (não garanto nada) para o projeto, mas pode contar comigo ao menos.

A minha primeira proposta seria montar um outro formato complementar tipo "30 segundos" e fazer mini dicas ou pequenos banners animados para distribuir pela web. Discordo de vc. Em publicidade temos que dizer tudo não em 5 minutos, mas em 5 segundos. Haja criatividade! O que acha?

Abração!
Filipo

----- Mensagem original ----
De: breno <breno em rio.pm.org>
Para: Perl Mongers Rio de Janeiro <rio-pm em pm.org>
Enviadas: Quinta-feira, 20 de Março de 2008 13:51:02
Assunto: Re: [Rio-pm] Perl 5 em 5 minutos

Vou fazer um screencast sobre como fazer screencasts :-P

É mais ou menos como eu falei, mas então deixe-me entrar em alguns pormenores:

Primeiro, com o tema definido, fiz um levantamento do que queria falar
e não só o que caberia no tempo limitado estabelecido como também o
que seria de fato importante de passar - é óbvio que não dá pra dizer
quase nada em 5 minutos, então é muito importante priorizar. Depois
que o "roteiro" estava bem definido, fiz uma cópia dos comandos e dos
pontos-chave (como quando eu marco determinados campos com o mouse pra
reforçar algum ponto, coisas desse tipo) em um txt que deixei aberto
do lado enquanto gravava o vídeo (só vídeo, sem som) de uma vez só.
Depois vi que não precisava, o Cinelerra permite a edição rápida e
fácil de vídeos uma vez que vc pega o jeito da coisa. Com o vídeo
pronto e condensado no tempo limite (tem q digitar rápido pra não
ficar monótono, e se vcs repararem eu por exemplo acelerei toda a
parte de instalação do módulo - e mesmo assim tomou uns 15 segundos do
vídeo), fiquei ensaiando o que falar enquanto via o vídeo. O que fiz
foi ligar o audacity e deixei gravando o áudio, e botei o vídeo pra
rodar e pausava/repetia todos os trechos em que errava. No final
fiquei com um .wav de quase 15 minutos, com todos os "takes". Usei o
próprio audacity pra retirar os "takes" errados e depois sincronizei a
faixa com o vídeo, de novo no cinelerra.

Acho que é isso. Depois foi só brincar com o mencoder pra mudar a codificação.