[Rio-pm] Perl 5 em 5 minutos

breno breno em rio.pm.org
Quarta Março 19 10:32:13 PDT 2008

Pessoal,

achei engraçado o comentário do Fabrício a respeito do screencast,
especialmente pq apresentei pro pessoal da SPPM no CONISLI uma idéia
que tive e que acabou virando uma espécie de "projeto secreto da Rio
Perl Mongers" (aliás, vários projetos secretos de ambos os grupos
surgiram daquele encontro hehehhehehe). Trata-se do "Perl 5 em 5
minutos", uma série de vídeos educacionais para os iniciantes em Perl
e para a comunidade em geral. E, após muitas madrugadas maquinando
sobre como o processo todo funcionava, juntando idéias e colhendo
material, segue o primeiro esboço trash do que em breve será o projeto
em toda a sua glória (em outras palavras, é o primeiro vídeo da série
- sem logos, ensaios, aberturas ou marcas d'água, prontinho pra ser
criticado e comentado por vocês)

O vídeo chama-se "Instalando módulos Perl do CPAN localmente" e
ensina...err... como se instalar módulos Perl do CPAN localmente :-)

http://video.google.com/videoplay?docid=8257636278186920145

Notem que é o vídeo #2 da série mas não há (ainda) o #1. Pensem
"Guerra nas Estrelas" =P

Espero que gostem! Críticas, comentários e sugestões são não só muito
bem vindos como quase essenciais, pois pretendo assimilar o máximo
possível para os próximos (ou até para uma reedição deste), que vão
para a área de iniciantes da Rio-PM. Naturalmente, vamos colocar temas
mais de iniciantes, como "sobre o CPAN" (ensinando a usar o "cpan" e o
site) e "Introdução ao Perl" (o tema do vídeo atual de certa forma foi
criado sob demanda, né Diego/Raphael/Taísa???). Sugestões de vídeos
além destes também são muito bem vindos!

Ps: Por favor, sejam gentis, foi minha primeira experiência com
screencasting em linux e estou na verdade muito ansioso por críticas,
dicas e sugestões. A saber, o vídeo foi capturado com o Istanbul, o
áudio com o Audacity (sim, meu microfone estava uma porcaria), e tudo
foi (muito porcamente) juntado, editado e renderizado com Cinelerra,
que gerou um .avi de 80 megas (acho que mais pelo áudio em wav puro).
Depois de muitas tentativas de renderização com codecs diferentes para
gerar um arquivo menor (o que resultou em várias falhas de
sincronização de áudio e vídeo e um arquivo que trava o mplayer e gera
coredump no vlc), acabei renderizando como .ogg e convertendo em avi
com audio e video em mpeg via bom e velho mencoder. O arquivo final
tem 20 megas e uma resolução absurdamente melhor que a do vídeo, que
foi destruido pelo GoogleVideo. Mas acho que ainda dá pra ver, sei lá.
Ah, o Cinelerra também adicionou bordas pretas ao vídeo, não soube
tirar (mas são bem pequenas, não tão grandes quanto aparece no vídeo).
E sim, falei muito "no caso" - isso que dá narrar um vídeo gravado e
tentar ser o mais explicativo possível. Mas fiquei com preguiça de
refazer :-)