[Rio-pm] OT - Migração

Marcos Machado listas em istf.com.br
Terça Março 11 07:10:56 PDT 2008

breno escreveu:
> 2008/3/10 Gabriel Vieira <gabriel.vieira em gmail.com>:
> ..."os programadores disseram que o Python é a evolução do Perl"...
>
> minha vez de cuspir café na tela de tanto rir :-P

Tá bom, dar umas boas risadas é legal, mas será que não devíamos fazer
alguma coisa para reverter essa situação? Não é a primeira e nem será a
última vez que leio sobre esse ranço. Perl é considerada uma linguagem
ultrapassada, antiquada, uma coisa que teve sua vez nos primórdios do
CGI e agora morreu.

Sempre que leio um comparativo de linguagens, principalmente em
sites/blogs onde permitem comentários, vejo programadores Perl cuspindo
na tela (eu, inclusive) apontando os erros das matérias e, a maioria,
assumindo a postura do "grande conhecedor da verdade que não se importa
com a ignorância dos simples mortais".

Onde estão os artigos dos programadores Perl? Se a linguagem é tão boa
assim, por que ela não é comentada largamente? Por que as faculdades não
ensinam Perl?

Nós vivemos em uma sociedade ávida por hypes e memes. É pedir muito de
um futuro programador que ele escolha o Perl, lá no fundo do baú, com
tantas matérias e empresas enaltecendo as outras linguagens.

Acho que devíamos fazer alguma coisa. Publicar alguns trabalhos que
demonstrem por $a+$b por que escolher Perl, submeter artigos para sites
de programação falando sobre o NOVO Perl, fazer um campeonato radical de
Programação de Areia na praia de Copacabana com muitas modelos de
biquini se exibindo no Esporte Espetacular e coisas assim.

Tomara que o argumento do polo de desenvolvimento esteja correto, mas
pode ser que, estatísticamente, SP também esteja abandonando o Perl e só
encontramos vagas lá por que lá tem mais vagas de uma forma geral.

Sugestões?

[]s, MM