[Rio-pm] Mercado Perl

Marcos Machado listas em istf.com.br
Quarta Fevereiro 27 07:57:07 PST 2008

Felipe,

Antes de mais nada, contrate logo o Fernando.

Agora, sobre o problema da falta de profissionais: eu passo por esse
problema muito constantemente, e foi justamente com programadores Perl
que isso ficou mais evidente.

O problema é tão grande que chegamos a duvidar da nossa decisão em
desenvolver em Perl. Não preciso discorrer sobre os benefícios técnicos
aqui nessa lista, mas nem só de excelência técnica da linguagem vive um
projeto.

A visão que eu tenho sobre programadores Perl, pelo menos os que
chegaram até aqui para as entrevistas, é de uma divisão assim de tipos:

1. O cara é um fuçador e está na área de informática há pelo menos 10
anos. Já meteu a mão em tudo quanto foi tecnologia e, obviamente,
aprendeu Perl para facilitar a própria vida. Não é um desenvolvedor.

2. O cara é um desenvolvedor profissional mas teve pouca experiência em
Perl, ficando restrito a dar manutenção em uns sisteminhas web sem
maiores complexidades, onde a escolha do Perl foi, no mínimo, overkill.

3. O cara é o Fernando.

Eu não digo que é impossível encontrar programadores profissionais em
Perl que conheçam profundamente a linguagem, tenham um excelente
raciocínio lógico e usem as trocentas técnicas de desenvolvimento e
documentação que entram e saem de moda.

Mas esse ser mitológico custa muito, mas muito caro. Isso quando sequer
cogitam analisar sua proposta.

Infelizmente o projeto em que trabalhávamos foi suspenso. Quando a
direção da empresa apostou no projeto e direcionou verbas e esforços
para ele, corremos atrás de desenvolvedores Perl. Tentamos vários mas
não encontramos ninguém realmente bom por um bom tempo.

Tentamos em diversos locais, com amigos, em listas e inclusive com
várias empresas de RH, que mandavam, no máximo, duas pessoas por semana.
Encontrávamos basicamente o tipo 1 e 2. Até que finalmente encontramos
uma pessoa do tipo 3. :)

Só que precisávamos de mais, pelo menos 3 vezes mais. Tivemos que nos
virar aqui, para fazer um trabalho que, com 6 pessoas, já seria difícil.
E éramos só 2,5 (eu era o 0,5).

A grande questão é que perdemos o timing do projeto por causa da falta
de pessoal com o conhecimento necessário. Grande parte desse tempo foi
perdido buscando programadores Perl.

Óbvio que a questão salarial deve entrar na discussão também, o que só
corroboraria a minha dificuldade em justificar o orçamento. Seria muito
simples encontrar quem estamos precisando quando podemos pagar 10 mil
reais por mês, mas essa não era a realidade do projeto.

Por isso, hoje, me pergunto: será que apenas não estávamos preparados
para lidar com esse tipo de projeto de uma forma geral ou a nossa
escolha de linguagem influenciou, de forma significativa, a nossa
dificuldade?

Ainda estou pensando no assunto...

[]s, MM