[Rio-pm] [OT] Propostas para o FISL 2008 - email longo :)

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quinta Novembro 22 06:07:34 PST 2007

Pessoal,

Quero lembrar que no dia 17/12/2007 encerrará o recebimento das proposta de
trabalho para o FISL 2008, e que apesar de parecer que falta muito tempo,
não falta.

Estou fazendo campanha para que o maior número possível de membros da nossa
comunidade apresente proposta (e não apenas de desenvolvimento, a maioria
das minhas estão na trilha 'Admin' que é a minha especialidade), aumentando
assim a possibilidade da presença da nossa comunidade, e eu estou a
disposição para ajuda-lo.

É importante lembrar que o YAPC que ocorrerá nas instalações do FISL é um
evento aparte e o processo de proposta é diferente.

Com parte da campanha de esclarecimento e de incentivo, vou colocar algumas
coisas aqui.

1o. O FISL dispensa apresentação por ser um dos maiores evento de software
livre do mundo, o maior do Brasil e um dos mais importante;

2o. Sempre ocorreu uma discussão sobre o perfil de público no FISL, mas de
uma maneira geral encontraremos palestrantes com excelente nível técnico,
mas com palestras de nível "básico" para intermediário. Isto porque o grande
público do FISL são de pessoas que estão a procura de casos/"soluções" para
problemas que estão vivenciando e/ou que vão  vivenciar. Resumindo, aqui é
lugar para encontrar tendência e boas práticas no âmbito aplicado ao usuário
final;

3o. Este ano o FISL fragmentou bastante as trilhas, isto não significa que
haverá mais palestras, mas sim que será melhor direcionado, dê uma olhada
com muita atenção no link (
https://fisl.softwarelivre.org/9.0/papers/speaker/tracks) e veja que tipo de
palestra eles estão interessados;

4o. As propostas apresentadas não precisam estar prontas no dia 17/12. Se
você está passando por algum trabalho/estudo que encaixa nas trilhas, faça a
inscrição e continue trabalhando na apresentação, se ela for aprovado aí
você finaliza.

5o. As pessoas que vão verificar a tua proposta vão primeiro avaliar o teu
currículo, por isto faça o mini-currículo bem claro, destacando os melhores
resultado e a participação da comunidade;

6o. Tome muito cuidado com o título e a defesa da apresentação. Um mau
título e um má apresentação do conteúdo vai eliminar a sua proposta, mesmo
que ela seja muito interessante. Se você desejar, eu posso ajudar na
orientação da confecção do título e apresentação;

7o. As propostas podem ser apresentadas e realizadas com mais de uma pessoa;

E isto aí, eu tenho certeza que vocês possuem boas propostas para apresentar
no FISL, então perca a vergonha e o medo e faça a inscrição, eu estou a
disposição para ajudar a escrever as apresentações.

Solli M. Honório