[Rio-pm] Encontro Técnico 2007

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Quarta Janeiro 31 05:23:25 PST 2007

Pessoal/ BRENO !!

Ainda não ví nenhuma manifestação em relação ao nosso próximo encontro
Técnico/Social.

A proposta é atrasar em uma semana nosso Encontro Social, e realizá-lo
logo após  um Encontro Técnico, mas temos que acelerar, ou teremos um
novo DESEncontro Tecnico e Social, e desta vez não poderemos culpar o
Diogo e o Índio !! ;)

A minha proposta não deve ser a única !!! Cadê a de vocês ??

Meu tema:

LVM - Administração de Volumes / Backup
Estarei abordando minhas experiências na administração de Storage EMC
e NetAPP, com grandes volumes de dados, onde um backup em fita é
impossível, por questões de tempo/consistência. O foco especial é na
comparação de soluções comerciais de médio/grande porte x soluções
OpenSource.

Vou abordar os conceitos e comandos básicos para montagem de um
ambiente com LVM, administração de Backup Instantâneo (snapshot) com
alguns requisitos, utilidades e restrições.

A idéia não é ser uma mera demonstração, mas uma discussão sobre o
tema, com objetivo de levantar idéias para futuras apresentações na
mesma area, e estas sim, com muitas ferramentas Perl ;)

Em resumo, devemos compartilhar entre 60 e 90 minutos, e as próximas
abordagens vão depender dos criticos e espectadores !

Aguardo retorno!!