[Rio-pm] Projeto WormHole

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Terça Setembro 5 20:30:42 PDT 2006

Pessoal,

pra quem não esteve no último encontro técnico, o Fernando nos
apresentou em sua palestra surpresa esse projeto novo dele, muito
interessante.

Trata-se de um sistema para mediação de conexões entre "peers" por um
único servidor. O peer informa ao servidor a função desejada e os
parâmetros, e o servidor faz o repasse a um "peer" disponível para
tratar essa informação (talvez o emissor tb informe com qual peer deseja
falar, não me lembro agora). Após repassada a informação, os peers se
comunicam diretamente. Um detalhe: clientes podem ser implementados em
qualquer linguagem! O servidor, naturalmente, é em Perl ;)

Embora a motivação para isso tenha sido o QT, o WormHole IPC é uma
solução genérica para ligar requisições sem que um processo saiba da
existência prévia do outro. Naturalmente, é um projeto bastante
delicado, e uma série de questões de segurança e desempenho serão
avaliadas ao longo de seu desenvolvimento - mas é pra isso que a
comunidade serve!

Obs: Fernando, tô muito mal de tempo, mas pelo menos já pode incluir o
texto acima na documentação do projeto, se quiser (e se eu me lembrei
direito, lógico. Senão por favor me corrija  ;)

[]s

breno

obs: o logo do projeto parece com ele, é só botar cabelo e o cavanhaque
hehehehe ;P