[Rio-pm] Fwd: [Cascavel-pm] Contribuindo para Perl Advent Calendar 2006

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Sábado Dezembro 16 14:27:21 PST 2006

Pessoal,

Achei a iniciativa do Adriano bem interessante. Alguem se habilita ?

Bem, se não houver interesse em traduzir, sugiro ao menos que
aproveitem o conteúdo!

O artigo do Adriano, do dia 13, já faz parte da lista de aprendizado
do Julio Neves ;)

Sds,
Marco Antonio

---------- Forwarded message ----------
From: Adriano Ferreira <a.r.ferreira em gmail.com>
Date: 16/12/2006 18:29
Subject: [Cascavel-pm] Contribuindo para Perl Advent Calendar 2006
To: Cascavel Perl Mongers <cascavel-pm em pm.org>

Sobre o Calendário Perl do Advento de 2006 de que eu falei antes, eu
coloquei um anúncio no perlmonks.org procurando por mais
contribuidores para os artigos dos próximos dias.

http://www.perlmonks.org/?node_id=590223

Só lembrando, o calendário mesmo está aqui:

http://perladvent.pm.org/
http://perladvent.pm.org/FAQ.html (a idéia do projeto)
http://perladvent.pm.org/FAQ-submit.html (como submeter)

Daí procurando por artigos sobre o mesmo assunto, achei este sobre o
Catalyst Advent de 2005, onde na segunda resposta o cara falava da
tradução do Calendário para chinês.

http://www.perlmonks.org/?node_id=516907

Então perguntei sobre uma possibilidade para o Jerrad Pierce que cuida
do Calendário Perl neste ano e ele concordou desde que eu cuide de
tudo. A idéia é prover a tradução para português brasileiro (porque
nós não escrevemos em português europeu, mesmo que seja muito fácil
para os portugueses entender e vice-versa) de cada um dos vinte cinco
artigos do calendário deste ano. Estas traduções seriam acessíveis por
links no artigo original -- ainda estamos discutindo os detalhes.

A primeira pessoa com quem falei a respeito foi o Gabriel Vieira. Eu
disse que como foi uma idéia inusitada, infelizmente teríamos de
deixar bem claro que a oferta de livros da O'Reilly não se estenderia
a este trabalho. O Gabriel me puxou a orelha pois o pessoal vai
traduzir um texto e, pelo mesmo texto, quem escreveu recebeu um livro
enquanto sobraram bolotas para este segundo voluntário. É, é isto
mesmo -- sob um certo aspecto.

A minha idéia foi para não sobrecarregar ninguém (inclusive eu mesmo),
achar cerca de 25 contribuidores (ou até mais) para cada um traduzir
um artigo. (Precisaremos de um corpo editorial também -- mas eu sou o
voluntário desta iniciativa e cuidarei disto, não necessariamente
sozinho.) Para estes, não foi planejado nenhum tipo de gratificação
(porque a idéia foi um improviso, uma coisa pensada depois). A
recompensa seria contribuir ao Perl no Brasil, porque quem lê em
inglês não quer saber de versões em outras línguas. Mas quem não lê em
inglês ou tem dificuldades de ler mas sabe português, pode então
aproveitar. E além do mais isto vai trazer um ponto de visibilidade
para a comunidade Perl do Brasil. "Olha, os caras traduzirem isto para
a língua deles -- tem gente de Perl lá. Eles foram os primeiros nesta
iniciativa, legal!"

Olha, eu não sei se isto vai funcionar. É só uma idéia. Como eu disse
ao Gabriel, se você é um voluntário neste esforço, minha sugestão é
que faça o download de um dos artigos nas URLs como
http://perladvent.pm.org/2006/1/ e comece a traduzir o conteúdo do
HTML. Vamos discutir os detalhes sobre tradução de comentários e do
script original de cada artigo (talvez ele seja deixado intacto e só a
versão em HTML modificada ou notas introduzidas).

A minha proposta para o Jerrad é que estas páginas sejam disponíveis
no mesmo servidor que a versão original em inglês. A contrapartida é
que faremos o trabalho até o fim. Por isto, a primeira coisa a trazer
para ele é a tradução dos artigos já publicados e um cronograma para
os dias seguintes. Na verdade fui eu que propus assim. Se a gente não
conseguir fazer isto é porque a proposta não foi para frente e é
melhor não colocar algo que vai ficar incompleto a nível de um
subdomínio do pm.org (que é o perladvent.pm.org). Na verdade, seria
muito bom que tívessemos muito mais pessoas trabalhando junto, porque
podíamos fazer um cronograma inclusive com extras que poderiam
substituir o tradutor titular no caso de imprevistos (e sempre há
imprevistos -- como sabem todos desenvolvedores, analistas e
administradores de sistemas).

Quem estiver a fim, levanta a mão. Após esta mensagem vou mandar outra
com a primeira lista de artigos que já estão designados. E também com
a lista de pessoas dispostas a ajudar. Inclusive sejam bem vindos quem
quiser ajudar na parte editorial. Vou pedir a desculpa/permissão dos
assinantes para criar longas threads monótonas sobre isto. Assim a
qualquer momento será mais fácil ter a visão do cronograma que está
valendo. Quem for voluntário, escreve qual artigo escolheu e inclui
seu nome entre os voluntários. Assim será possível evitar repetição de
trabalho. Precisamos também de gente para traduzir os próximos artigos
-- façam seus compromissos.

Prometo que cada dia coloco uma atualização desta para resolver
possíveis conflitos. Quem terminar a tradução de um artigo, manda o
HTML para mim. Se vingar a idéia, talvez precisemos de espaço no wiki
-- mas minha preferência é fazer tudo por e-mail, que eu acho mais
universalmente acessível (além do mais, Gmail rocks).

Esta experiência é interessante porque quero ver como podemos nos sair
como um grupo. Obviamente posso descobrir que a proposta que para mim
é interessante não chama a atenção dos outros. Tudo bem -- "toda
unanimidade é burra" como dizia Ulisses Guimarães (deve ser a única
boa frase dele) e a diversidade (inclusive de opiniões) é demais e tem
tudo a ver com Perl.

Alea jacta est.

Adriano Ferreira.

NOTA. No perladvent, quem contribuir com mais de um artigo como é o
caso do Jerrad e do Jeff Lavallee, vai receber um único livro conforme
as regras da O'Reilly. Só para o conhecimento de vocês.

OUTRA NOTA (Yet Another Remark). Para o pessoal que participa de
outros grupos locais, peço que considerem a divulgação deste anúncio
para seu grupo (assim podemos atingir maior massa crítica).