[Rio-pm] Material

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Agosto 16 19:55:59 PDT 2006

Oi Allen, seja bem vindo!

Para começar a aprender Perl você pode passear por todo o material (em
inglês) disponível em http://learn.perl.org, em especial esse aqui:

http://perldoc.perl.org/perlintro.html

A SPB (Sociedade Perl do Brasil) faz a tradução de muito material da
linguagem (inclusive do texto acima!) e portanto também é uma ótima
referência:

http://www.perl.org.br

Em junho, Camila e eu demos um minicurso com introdução ao Perl e à
Expressões Regulares no II Linux Install-fest das faculdades Simonsen. O
material do minicurso de Perl foi feito para iniciantes, e pode ser
encontrado em:

http://www.rio.pm.org/encontro/tecnico/2006_06_24/curso_simonsen.pdf

Como você mencionou que é da Fiocruz, talvez saiba que Perl é
extremamente útil para biólogos por sua facilidade de uso e poder de
manipulação de informações (como cadeias de ADN). Se esse for um dos
motivos pelo qual deseja aprender, talvez os livros "Beginning Perl for
Bioinformatics" e "Advanced Perl for Bioinformatics" sirvam de algo. Eu
particularmente não entendo lhufas de bioinformática, mas já falei um
pouco para os alunos dessa cadeira na UFRJ sobre a relação dela com o
Perl e de alguns módulos que as pessoas usam e recomendam (leia-se
"pessoas que entendem de biologia" ;). Querendo, também posso passar
esse material.

Se puder ir ao encontro técnico desse sábado, poderá também tirar
quaisquer dúvidas (técnicas ou não) com muitas outras pessoas!

No mais, a principal dica que posso dar é a mesma para qualquer
linguagem de programação: não fique na teoria, pratique! Só assim você
vai descobrir suas dúvidas e vai fixar o conteúdo que aprendeu.

E qualquer dúvida que tiver (de novo, técnica ou não), sinta-se
completamente à vontade para expô-la nessa lista, que faremos o possível
para ajudá-lo!

[]s,

breno