[Rio-pm] Troca de lider Rio-pm

Marco A P D´Andrade mda em embratel.net.br
Sexta Abril 8 08:34:52 PDT 2005

Pessoal,

Já a algum tempo fui convidado pelo Marco Lima (Mago) a assumir a
liderança do grupo Rio.PM.

Confesso que passei pelos estágios de surpresa, alegria, satisfação e
desespero, pois neste ano completo 10 anos de uso de Perl!

Um breve relato de minhas atividades neste período ( desculpem o
comercial ;) ):

    1995-2001 - Desenvolvimento/operação site de Legislação
(http://www.FiscoData.com.br)
       Integração de aplicações em MF-Cobol 3.x com Web Site
       Desenvolvimento de ferramenta para gerencia de nobreak (na época
não havia nada para o engetron) usando porta serial
       Inumeras ferramentas para processamento, conversão de formatos,
relatorios, etc, em textos legais (leis ;) )
       Desenvolvimento de ferramenta para indexação de textos
(infelizmente um projeto abandonado na fase final... sem ficar com cópia
:( )

    2001 - Convite para trabalhar na Embratel (localizado pelas
respostas em uma lista de Perl !! (PerlBR ? Algum forum ? até hoje não sei!)
    - Inumeros scripts para analisar logs das mais variadas
ferramentas/formatos, muitos com objetivos rápidos outros a muito tempo
em uso
    - Ferramentas para configuração de DNS
    - Manipulação de configurações de Radius (autenticação)
    - Scripts para avaliação de performance do site Click21, na fase de
pré-lançamento, com indicações claras de pontos de falha.
    - Relatórios de utilização, variação de uso (horas/usuarios/fones
origem)
    - "Configurador" aprovisionamento via webservices de inumeros
servicos, como Radius, DNS, Mail (POP+SMTP), Apache, ProFTPD, Quota e IIS
       -- (minha maior aplicação - com quase 50.000 linhas, apesar da
reutilização de objetos)
    - "Configurador Click21" - (usando webservices) Aprovisionamento de
acesso discado (Radius) e Mail
    - Inumeras ferramentas para processamento de logs e combate a spam...

Agora vamos ao que interessa...

Minhas pretenções na liderança do Rio-PM:

    Pretendo continuar divulgando a ferramenta, só que agora com maior
compromisso!
    - Esta é uma tarefa para fazermos em grupos e "sempre que for
possível" nos demais ambientes é uma atividade individual...

    Acrescentar informações para facilitar a entrada de usuarios de
leigos a intermediários
    - Para isto eu pretendo estar compartilhando com os demais grupos,
uma vez que muitos já trilharam
      boa parte deste caminho e conhecem os passos, referencias, url's, etc.

    Produzir alguns tutoriais para produzir ferramentas que costumam
chamar a atenção pela sua referencia:
    - Pretendo iniciar com um passo a passo para criar uma ferramenta de
aprovisionamento de alguns serviços,
      nos moldes do Click21, acrescentando algumas técnicas e uso de
módulos que julgo interessantes
      (estou me esforçando para planejar as fases... breve devo trazer
mais noticias)

Como última medida no Rio-PM o Marco Lima convidou o Fernando Corrêa com
quem estarei dividindo as responsabilidades/atividades.
    (E já começo com uma um membro assíduo para o chop ;) )

No mais, espero evoluir junto com a comunidade ;)

Sds,
Marco Antonio