[Cascavel-pm] Res: Res: Res: Duvida IF

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Setembro 9 07:08:43 PDT 2010

2010/9/9 Patty Silva <ptfzs em yahoo.com.br>:
> Nelson,
> Eu frequento essa lista... mas infelizmente não tenho tempo de ficar
> acompanhando. É uma pena. Pq é uma excelente lista!!
> Parei de programar em Perl e agora q estou retornando!! Não sou uma fera em
> perl e não sei muita coisa. As vezes me aventuro!! E por isso das dúvidas
> bobas..

Patty,

Nenhuma dúvida é boba.

A gente só espera que você faça a sua parte.

Por exemplo, nós sempre indicamos o seguinte texto:

http://www.celiojunior.com.br/comofazerperguntas.php

Nesse texto, você aprenderia o seguinte:

-> Resista à tentação de terminar o seu pedido de ajuda com perguntas
-> semanticamente nulas como "Alguém pode me ajudar?" ou "Existe uma
-> resposta?". Primeiro: se você descreveu seu problema mais ou menos
-> competentemente, estas perguntas em sua mensagem são no mínimo
-> supérfluas. Segundo: porque elas são supérfluas, os hackers as acham
-> aborrecidas - e ficam propensos a devolver respostas impecavelmente
-> lógicas mas evasivas como "Sim, você pode ser ajudado" e "Não, não
-> há ajuda possível no seu caso".

Outra coisa, você deve oferecer informações suficientes para que
possamos entender o problema como um todo, e não apenas a parte que
você julga estar com um problema.

No caso em questão, você acredita que a dúvida é relacionada ao "if",
mas talvez não seja este o caso.

Finalmente, se você está programando em Perl, procure comprar (ou
pedir emprestado) livros de Perl; participe dos encontros técnicos e
sociais; mostre que quer realmente aprender.

Caso contrário, se você não quer aprender, por que as pessoas deveriam
tentar resolver seus problemas?

Nelson