[Cascavel-pm] Sugestão de Livros

Sexta Março 19 09:48:05 PDT 2010

--- Em qui, 18/3/10, Blabos de Blebe <blabos em gmail.com> escreveu:

> Deitel para Java ou C++ eu
> definitivamente não recomendo. Como não li
> o de Perl, limito-me a dizer que não teria coragem de
> arriscar depois
> de duas decepções bem grandes.

Eu considero o livro de Java da Deitel muito bom para iniciantes.
O livro é didático, bem editado e, considerando as opções que temos no mercado brasileiro, muito bem traduzido. Editoras como a Alta Books parecem usar o Google para traduzir seus textos.

O problema do livro de Java da Deitel é que ele força você a aprender Swing, o que pode ser maçante se você quer aprender J2SE para depois estudar J2EE, o que foi meu caso.

Não li o de Perl. Como eles parecem focados em linguagens com orçamento para marketing, esse não seria o primeiro livro sobre Perl que eu iria tentar.

> O Livro do Camelo é a referência canônica sobre Perl,
> tendo como um
> dos autores Larry Wall.

É a referência, mas já está caducando. Muitas coisas já mudaram, algumas outras não. Recomendo para a parte conceitual e cultural do Perl.

Eu também não começaria a programar Perl por ele. Ele não é muito didático para iniciantes.

A tradução do livro para o português não ficou lá essas coisas.

> O Learning sempre ouço falar bem.

O Learning Perl é excelente. Eu comecei por ele. É didático, usa exemplos mais reais de aplicação e tem exercícios com respostas.

Mas só tem em inglês.

> Tem também o Beginning Perl que está em sendo traduzido
> para o
> português pela comunidade.

Muito boa essa iniciativa. Dá até para contribuir enquanto você lê, se você souber inglês.

Abraços,
Alceu