[Cascavel-pm] Res: off topic DotNet

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sábado Junho 26 17:37:59 PDT 2010

    João> Pessoal,Perl é, e sempre será, uma linguagem de e para
    João> administradores de sistemas.

Sinto lhe informar, mas você está redondamente enganado, o Larry era
desenvolvedor da NASA quando ele desenvolveu a primeira versão de Perl e
sempre foi estudioso de linguística. (vide documentação do Perl,
Programming Perl, wikipedia, etc.)

    João> Ela é uma linguagem de apoio e não uma linguagem para
    João> desenvolvimento de sistemas.

Por favor, defina o que é uma "linguagem de apoio" e o que é uma
"linguagem para desenvolvimento de sistemas"?

    João> É claro que vocês podem achar sistemas desenvolvidos em Perl,
    João> mas para cada um deles vai ter 100 sistemas em .NET e 400
    João> sistemas em JAVA.

Essa informação é meio duvidosa, e a definição de "sistema" está sujeita
a debate. Você poderia, por favor, citar a fonte da informação?

    João> O que eu sempre considero como o diferencial de quem conhece
    João> Perl é saber solucionar problemas. Perl é a ferramenta para
    João> isso, e uma das melhores.

"para isso"? Seja mais específico, sim?

    João> Agora, usem as ferramentas certas para as coisas
    João> certas. Tentar desenvolver aplicação gráfica usando Perl
    João> usando wxWidgets, TK ou qualquer outra coisa é bater o prego
    João> com o alicate.

Me fala uma dificuldade imposta pelo Perl na hora de desenvolver uma
GUI? E também, se possível, fala qual é a "ferramenta certa" pra
desenvolver GUIs?

    João> Mesmo Web, há opções melhores.  E acreditem, sou um grande
    João> defensor de Perl - mas o importante é saber onde ela faz
    João> diferença. Achar que ela é solução para qualquer necessidade é
    João> inocência.

Qualquer linguagem pode ser solução para qualquer problema, porém o grau
de dificuldade para desenvolver a solução varia de acordo com a
definição de sucesso de cada projeto. Eu consigo listar vários projetos
onde a aplicação de perl seria uma má escolha, como por exemplo,
competições de desenvolvimento de algoritmos, mas isso devido a
peculiaridades específicas de cada projeto, não da linguagem. Se quiser,
começamos outro tópico a respeito de "projetos onde perl seria um
fracasso".

    João> E se quiserem discutir esse assunto, podem me mandar mensagens
    João> privadas para não poluir a lista.

Não sei como é nas comunidades das outras linguagens, mas creio que
aqui, "poluir a lista" é falar com arbitrariedade sem indicar
base/fontes. E quando isso acontece, eu particularmente costumo
"despoluir" a lista em público para que todo mundo fique informado dos
fatos reais.