[Cascavel-pm] Perl & Info Exame

breno oainikusama em gmail.com
Quinta Julho 1 21:34:46 PDT 2010

Oi pessoal,

Quando o assunto volta a girar em torno de promover o Perl fora da
comunidade (mark...err... daquela palavra que alguns desenvolvedores
não gostam ou acham q não é com eles), alguém sempre cita a revista
Info como *a* fonte de referência para gerentes e tomadores de decisão
no mercado nacional.

Não tenho dúvidas de que seria ótimo termos uma propaganda de página
inteira na revista, mas o que a maioria não se toca é que isso está um
pouco fora da nossa realidade. O anúncio mais barato da veja nacional,
"rodapé simples"[1], custa R$ 29.500,00. Assim, se queremos usar a
Info como veículo de divulgação (e eu acho q vale a pena), vejo duas
possibilidades não-excludentes:

* Conseguir que algum colunista cite Perl moderno em uma matéria. Para
isso, precisamos ou de "QI" (alguém tem contatos lá dentro?) ou chamar
a atenção deles para nós com trabalho de qualidade e muito barulho (o
papo das vuvuzelas :)

* A Info oferece fóruns gratuitos de discussão, em que trabalha com
seu público na forma de comunidade. Há fóruns de várias linguagens,
até COBOL (!!!), mas nada de Perl.

Pra tentar mudar isso, criei uma thread solicitando o Fórum de Perl aqui:

http://info.abril.com.br/forum/viewtopic.php?f=248&t=9057&start=0&st=0&sk=t&sd=a

Aos que realmente gostariam de ver Perl mais acessível e visível ao
pessoal fora da comunidade, eu peço que por favor gaste 5 minutinhos
pra acessar o link acima e fazer um comentário de
apoio/aprovação/motivação. Você precisará criar um usuário,
naturalmente, mas isso também é super rápido.

Além de um grande ponto de visibilidade nacional para o Perl, acredito
que um fórum da linguagem no site da Info ajudaria muito na divulgação
de eventos (como o workshop de São Paulo e o YAPC::Brasil que está
chegando também), e a atrair mais pessoas para a linguagem e, quem
sabe, para a comunidade.

Não deixe pra depois, faça um post de apoio na thread! Tenho certeza
que os moderadores ficarão impressionados e mais favoráveis à ação.

http://info.abril.com.br/forum/viewtopic.php?f=248&t=9057&start=0&st=0&sk=t&sd=a

É rápido, e vc poderá dizer pra todo mundo que foi um dos responsáveis
pela criação desse valioso ponto de contato e exposição do Perl no
Brasil. De repente, com o tempo, isso até ajuda os colunistas a
considerar Perl para uma matéria :-)

[]s

-b

1. http://www.publiabril.com.br/marcas/info/revista/precos