[Cascavel-pm] [off-topic] eficácia de reportar SPAM

Terça Março 31 06:34:16 PDT 2009

Olá monges,

O assunto é off-topic, mas como recebi a dica de reportar SPAM daqui da lista mesmo, acho que vale a pena perguntar.

Já faz alguns anos que reporto SPAMs que recebo pelo SPAMCOP. Descobri até um plugin no Thunderbird que ajuda muito a reportar as mensagens e um programa em Perl que termina o trabalho sozinho. Mesmo assim, isso me consome tempo e recursos computacionais.

O problema mesmo está em determinar a eficácia de fazer isso. Eu já recebi algumas respostas de SPAMs reportados, mas eu realmente não tenho idéia de como isso tem impacto em ISP's descobrirem que seus usuários estão enviando SPAM e tomando alguma ação para inibir a prática.

O que tenho percebi é que o número de mensagens em forma de SPAM que eu recebo continua aumentando, mas não consigo relacionar o reporte de SPAM's com o aumento de recebimento do mesmo. Só sei que depois de publicar módulos no CPAN eu passei a receber bem mais mensagens indesejadas.

Se alguém puder comentar ou indicar um link sobre o assunto, fico muito grato.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
---