[Cascavel-pm] Perl e .NET

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Segunda Março 30 09:28:38 PDT 2009

Daniel,

Estou bem lento ao responder o email mas acho interessante mesmo assim. O
Perl.NET era um projeto da ActiveState que foi abandonado. Por uma questão
duvidosa, da minha parte, a ActiveState resolveu cobrar por esta solução.
Nesta mesma época, a ActiveState fez uma solução de anti-spam que chamou a
atenção da Sophos, resultando na compra da ActiveState pela Sophos em
setembro de 2003.

A Sophos passou a investir apenas na solução antispam em detrimento das
soluções de suporte as linguagem dinâmicas, gerando um atrito grande
internamente até que em janeiro de 2006 os funcionários da ActiveState
(junto com um fundo de capital) recompraram da Sophos a ActiveState, só que
sem a solução anti-spam.

Neste retorno, a ActiveState abandonou o Perl.NET, mas não disponibilizou os
fontes para que a comunidade tivesse a oportunidade de desenvolver o
projeto. De qualquer maneira, quem teve (e eu tive) a oportunidade em
desenvolver algo com o Perl.NET lhe diria que aquilo era tudo, menos Perl.

Nesta onda a Microsoft percebeu que realmente faltava uma linguagem deste
tipo disponível em .Net, e resolveu apoiar o projeto do IronPython, o que
faz mais sentido já que a semântica do .NET não altera muito a semântica do
python.

Dentro do framework .NET eu gosto muito do C#, e não acho assim tão parecido
com o Java como dizem por aí. Já fiz alguns trabalhos em C# e de fez
enquanto escrevo algumas linhas de códigos por diversão.

Abraços,

Solli M. Honório