[Cascavel-pm] Porta paralela

João Gabriel Casteluber Laass gabriel em joaogabriel.org
Quarta Junho 17 13:10:53 PDT 2009

> Claro, open(porta, ">/dev/ttyS0") abre apenas para escrita.
Eu sei.

Eu queria dizer que usando os métodos de leitura (não os de escrita)
não consegui ler o que chega na porta serial.

Vou contar o que estou tentando fazer:
Estou fazendo um trabalho prático na faculdade, que consiste em criar
uma fechadura eletronica controlada por senhas e que possa ser aberta
via web. O projeto está dividido em 3 partes:
- 1 site que mostra os logs de acesso da porta e tem o poder de abrir a porta;
- 1 micro-controlador (em um circuito impresso) que tem um teclado (no
momento um teclado de telefone) e um LCD interligados. Nesse circuito,
o cidadão faz login e senha (numéricos). O micro-controlador envia o
usuário e senha via porta serial e para abrir a fechadura elétrica
precisa receber uma string "open_port" (é, tá feio, mas estamos no
começo). Além dessa string, vamos implementar outras, tais como banco
de dados fora do ar, envio de usuários e senhas para ficar na memória
do micro-processador... etc.

- 1 aplicação em back-ground que lê a porta serial e faz as validações
e cria os logs de acesso (é nessa parte que eu estou).
Eu consigo enviar e receber dados usando uma aplicação em C, porém C
não é a minha praia, e eu queria sair do paradigma C e Java da
faculdade e tentar implementar algo em Perl.

Uma curiosidade: fizemos tudo do zero. Compramos apenas o processador,
os resistores, protoborad, etc (imaginem uma mesa cheia de fios, um
teclado de telefone e um LCD srssrr).

Bom é isso.

João Gabriel C. Laass
27 8802.0195