[Cascavel-pm] RES: RES: Ajuda Script

Willen Borges Coelho willen em ifes.edu.br
Terça Junho 16 13:19:28 PDT 2009

Esse script funciona da seguinte forma:

O cacti tem no cron um agendamento de 1 em 1 minuto para executar esse
script em Perl.
Ele pega o resultado desse script e gera o gráfico referente ao servidor
dns.

Para eu fazer dessa forma Alceu eu teria q ter 2 agendamentos, 1 para gerar
o dado e colocar no .html e outro para ir buscar esse dado do arquivo .html,
isto seria um redundância de POG e com o agravante de se ter mais
probabilidade de fracasso.

Por isso eu tive a idéia de executar o php, pois ele que iria executar o
Perl e pegar o retorno do comando.

O gráfico de DNS não testa o status do serviço e sim a quantidade de queries
no servidor DNS e o tipo de query (type A, PTR, MX).

Att.
Willen Borges Coelho

Em nome de Alceu Rodrigues de Freitas Junior
Enviada em: segunda-feira, 15 de junho de 2009 22:23
Para: Cascavel Perl Mongers
Assunto: Re: [Cascavel-pm] RES: Ajuda Script

Willen Borges Coelho escreveu:
> Agora vc me deu uma outra idéia, colocar esse executável em perl dentro
> de um webserver Windows e rodar ele remotamente via php e retornar os
dados.

Er... Willen, falta um pouco de conceito aqui... você tem um script Perl
que é interpretado pelo executável perl... pense nisso como o JVM do Java.

> Teoricamente parece que funciona, agora basta saber na prática. :D

Bem... com um pouco de esforço você deve conseguir fazer isso sem usar o
PHP... basta que você modifique esse script para que ele gere saída HTML
junto com os headers HTTP necessários... aí você joga em qualquer IIS pé
-de-boi que funciona.

Procure no CPAN sobre o venerável módulo CGI. Ele vai te dar resultados
rápidos, pelo menos nos requisitos para transformar esse script em CGI.
Agora, se esse script vai funcionar executando dentro do IIS... aí pode
ser um problema. Principalmente se ele necessitar de permissões de
administrador para executar.

> Eu não encontrei outra forma de monitorar o DNS do Windows 2003 sem ser
> por esse script em perl.
> Eu monitoro o meu exchange 2007 via NSClient++, mas não sei se consigo
> monitorar o DNS dos Servers do AD.
> Aparentemente esses dados não tem no SNMP.

Mas você quer monitorar exatamente o quê? Saber se o servidor está de
pé? Windows não tem um heartbeat da vida? Com certeza deve ter algo que
funcione da mesma forma.

Você poderia fazer uma pesquisa qualquer nele e verificar se teve
resposta... isso deveria servir.

[]'s
Alceu