[Cascavel-pm] WWW:: ou WebService:: ?

breno breno em rio.pm.org
Terça Janeiro 20 18:08:59 PST 2009

Salve Monges,

estou com uma dúvida conceitual aqui e queria a opinião dos demais.
Fiz um módulo que oferece consultas às informações oficiais do
Campeonato Brasileiro direto do site da CBF (jogos, rodadas, etc), e
queria botar no CPAN, mas não sei exatamente onde.

Meus melhores palpites seriam WWW::CBF ou WebService::CBF, mas não
encontrei nenhuma regra a respeito de utilização destes namespaces.
Quer dizer, o W3C define WebServices como "sistemas de software
projetados para sustentar interações máquina-a-máquina através de uma
rede"[1]. Nesse sentido, o nome seria minimamente válido. Mas, claro,
o W3C segue a definição indicando interface descrita em WSDL e
interações através de mensagens SOAP e etc, o que não acontece no meu
módulo - que no final das contas é só um grande web scraper do site da
CBF.

Por outro lado, o namespace WWW está cheio de módulos auxiliares para
Web que não tem nada a ver com scraping de sites. Ambos WWW e
WebService contém interfaces com sites, embora a maioria dos que estão
em WebService::* usam (ou dizem que usam) a API do webservice em
questão.

O site da CBF não oferece webservices, mas também não encontrei nenhum
tipo de termo de uso que diga ser proibido fazer uma API para eles em
Perl que extraia os dados direto do html.

E então? WWW::CBF ou WebService::CBF? Ou nenhum dos dois?

[]s

-b

1.  http://www.w3.org/TR/ws-gloss/