[Cascavel-pm] Um pouco OFF, mas nem tanto... IRC/Plugin Perl

Daniel ® Antunes danielrantunes em yahoo.com.br
Segunda Janeiro 12 04:44:21 PST 2009

    Bom dia amigos(as)
    Eu modero e administro uma lista de IRC onde uso o X-Chat com plugin Perl e um script que criei, que capta o REFERER dos usuários e vai gerando relatórios. Calma, explico o porque : é uma lista que presta ajuda e não podemos ter baderneiros causando o horror e fazendo os moderadores perderem tempo com alguém que está querendo zuar e deixando de ajudar alguém que realmente precise. Isto aconteceu muito até eu entrar para a lista e para a administração da mesma, quando criei esta solução.
    Acontece que o provedor/servidor da sala de IRC começou a encriptar os IP's o que bagunçou meus relatórios, vejam a situação :

Hoje estou em um cliente em que o IP de saída é :

189.47.200.219

que o provedor transforma em :

F39E23.49231F.54349A.509B84

    Quando o servidor fez esta modificação eu pensei ser uso do IPV6, no entanto o fato de ter somente quatro cadeias me chamou a atenção para a possibilidade de ser uma encriptação pura e simples. Mesmo pq quando faço isto :

ping F39E23.49231F.54349A.509B84

    Aponta para um IP completamente diferente.
    Bom, apesar de minha formação ser matemática eu estou apanhando para decifrar o enigma. A encriptação é fixa pois as cadeias se repetem para IP's semelhantes; é sempre F39E23 para 189. entendem ? Eu pensei, e criei, uma tabela de associação para isto onde transformo as cadeias para suas equivalências, porém esta não é uma solução elegante e é extremamente limitada. E pior, os bagunceiros voltaram a causar no canal, o que tira completamente o foco.
    Quero transformar com cálculo (que acredito ser muito simples, mas não consigo chegar nele) o IP encriptado no IP real, usando Perl, lógico. :) Já bati cabeça e não tive sucesso.
    Eu preciso de ajuda no seguinte sentido : ideias para, que raio de cálculo maluco estes caras fizeram ? (Aparentemente é um hexadecimal para cada dígito, ou um hexa para a cadeia toda, no entanto usando o comando "echo" do bash não bate nada com nada) e como faço este tipo de transformação em Perl ? Me sugiram a perldoc correspondente, por favor, ando meio enferrujado de Perl. Aqui na empresa não querem mais usa-lo, optaram pelo JAVA. :'(
    E claro, se for muito off-topic me detonem como é o costume. kkkkkk
    Abraço a todos.

 Daniel R. Antunes
A developer preserving the black art
C/C++, PERL, PHP, SHELL, and some others...
gnu/linux user #238553

http://br.maisbuscados.yahoo.com