[Cascavel-pm] Vantagens!

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 11 01:58:17 PST 2009

Mônica Oliveira escreveu:
> Oi Pessoal...
> sou nova no "mundo perl"....e gostaria de saber quais as vantagens dessa
> linguage sobre outras como....java e php
>
> brigada a todos
> Mônica

Comparar linguagens é algo sempre complicado...

Esse artigo serve um ponto de vista para suas
perguntas:http://www.cio.com/article/175450/You_Used_Perl_to_Write_WHAT_.
Eu concordo parcialmente com o autor, ele estava meio desatualizado
quando escreveu o artigo.

Perl é excelente para trabalhar com texto (expressões regulares) e como
glue language (conectar diferentes programas via IPC, por exemplo). Sem
dúvida o CPAN é uma enorme vantagem, nenhuma linguagem de programação
tem repositório de código reaproveitável semelhante.

Java é uma linguagem de uso geral que consegue resolver problemas de
forma razoável, mas não especificamente muito boa para nenhum deles
(bem, talvez interfaces gráficas se você usar um editor como o Eclipse
ou Netbeans, Perl evoluiu muito pouco nesse quesito comparado com outras
linguagens).

PHP significa "Paying Homage to Perl" (brincadeira!) mas exceto para
programar websites eu não vejo muito porque usar PHP em detrimento de
Perl. Talvez pela facilidade.

Python é uma linguagem bem parecida com Perl, com sintaxe diferente
(mais simples) mas que nasceu com o mesmo sentido. Depois que o Google
começou a usar ela, seu uso geral cresceu muito.

Alguns atribuem isso a demora em Perl lançar uma versão estável nova com
features que o mercado pede, principalmente recursos mais modernos de OO
(vide Ruby) ou threads. Mas hoje em dia um projeto de software livre
depende muito de marketing também.

Dá para falar horas sobre o assunto e eu realmente estou sem tempo
agora. Mas fica aí meus R$0,50 de contribuição.

Abraços,
Alceu