[Cascavel-pm] Repassando - Curso de on-line Ruby On Rails 2

Quinta Setembro 4 15:56:28 PDT 2008

2008/9/4 Agnaldo Macedo <agnaldo em starweb-software.com.br>:
> Talvez, se existisses mais treinamentos para o "povão", talvez levantassemos
> uns 1000 novos candidatos.
> E com esse aumento de "massa humana", talvez uns 10 acabassem virando
> monges.

Acho que o ponto dele é que ele acredita que se aumentasse o número de
100 pra 1000, continuaria tendo só 1 bom e você só teria adicionado
mais 900 ruins.

Eu concordo em partes. Mas eu acho que já chegou num ponto que mesmo
os bons acabam sendo "sugados" pra linguagens mais mainstream como
Java e só vão aprender sobre as outras vários anos depois. E quando
aprendem, graças à ânsia de estar no bleeding-edge vão acabar indo pra
algo mais recente afinal, Perl já é uma linguagem "velha".

Na verdade, eu acho que o maior problema é que Perl falha em atrair
bons desenvolvedores que são jovens.
Estes acabam indo pra Python ou Ruby. Falta um fator "novelty".
Não ter gente nova entrando faz com que a linguagem se transforme num
círculo fechado e isso não é sustentável no longo prazo.

A idéia é que os bons desenvolvedores quando jovens, em geral, vão
procurar coisas interessantes tecnicamente e que sejam vistas como
modernas. Depois, mais tarde, podem até mudar pra um mindset mais
voltado aos aspectos financeiros.

Acho que o que o Champs falha em enxergar é que os bons
desenvolvedores, principalmente quando são jovens, vão ser mais
genuínamente atraídos por coisas "legais" do que por casos de sucesso.
Sim, nós sabemos que coisas "legais" não pagam as contas. Mas eles não
têm que pagar as contas. Depois, mais no futuro, eles podem se
preocupar com outras coisas (e em geral, aqueles que se preocupam com
essas coisas antes, serão os bons empreendedores, mas não os bons
desenvolvedores). O problema é que a escolha que eles fizerem no
início vai ser bastante relevante e vai influenciar bastante suas
escolhas futuras.

Por exemplo, sem avaliar nenhum mérito técnico, alguém que aprendeu a
programar com Python dificilmente se sentirá confortável com Perl.
Isso não quer dizer que ele não seja um bom desenvolvedor. Apenas
aprendeu diferente.

É como quando programadores de Perl vão desenvolver em Java e ficam
incomodados com a falta de expressões regulares ou de uma forma bem
simples de se fazer um sort(). Java tem expressões regulares e possui
capacidade de ordenar elementos. No entanto, aquilo incomoda. Tem algo
"errado". Alguém que é acostumado com Java (existem bons
desenvolvedores assim) provavelmente não sente falta de nada disso.

-Nilson Santos F. Jr.