[Cascavel-pm] Problemas apenas nas requisições via ajax (caracteres com acentuação)

Luciano Giordani Bassani lgbassani em terra.com.br
Quarta Setembro 3 13:31:55 PDT 2008

Gostaria de registrar meu apoio ao que o Agnaldo escreveu, apesar do
esforço de alguns monges puritanos em deturpar a idéia inicial dele,
reclamando que o exemplo não foi feliz.
Eu penso que se Perl foi concebido permitindo ser possível programar de
uma forma que os monges puritanos consideram errado, então ou Perl não
presta e é cheio de falhas ou então os puritanos de plantão estão
fugindo do objetivo inicial da linguagem.

Um dos motivos de eu ter escolhido Perl foi por ela ser uma linguagem
flexível, moldável a mim e não eu moldável a ela. Quem sabe vcs não
corrigem esta "deficiência" do Perl na versão 6 e dai se livram dos
"impuros" como eu... Mas enquanto isso, vcs vão ter que aceitar que nem
todo mundo pode ser "salvo".

Acho válido os puritanos de plantão sugerir a maneira correta de
programar, mas querer empurrar isso "guela" abaixo é total falta de
"noção". Se Perl permite usar uma REGEX que converte de UTF8 para
ISO-8559-1, mesmo que seja errado, então ou a linguagem é flexível ou
ela não "presta", pq ela não é "puritana".

Se eu quisesse seguir padrões puritanos eu teria escolhido uma linguagem
diferente. Quem sabe JAVA? :-P
E não adianta ficarem me ameaçando com coisas tipo "teu banco de dados
vai sofrer sql injection, tua base de dados vai ser comprometida,
blábláblá", pq isso é muito recorrente aqui. Todos somos inteligentes o
suficiente para saber dos riscos que adotamos.

Ainda sobre o problema do UTF8 eu fico feliz de ter servido para algo.
Primeiro em resolver o problema inicial do Fernando e por depois alguém
ter sugerido o uso do utf8::decode($str) que na minha época eu não achei
no "Google" e nem na documentação. Também nem sei se funcionaria na
época (ou até se funciona agora, pq não deu para testar), pq eu tentei
algumas soluções "corretas", mas elas não funcionaram devido as
limitações do sistema operacional (isso já fazem alguns bons anos e o
servidor não tinha todos os charsets instalados, etc).

Antes de eu entrar nesta lista eu me considerava um ótimo programador,
baseado na observação dos outros programadores que eu conhecia e
trabalhava. Mas em pouco tempo de lista deu para perceber que sou um
programador medíocre em Perl, cheguei até a ficar um pouco deprimido com
isso. Contudo eu tenho meu emprego, ganho meu salário e atendo
satisfatoriamente meus clientes, e se não sou um monge, pelo menos posso
me considerar um programador feliz.

SDS,

Luciano Giordani Bassani
lgbassani em terra.com.br