[Cascavel-pm] YAPC::Brasil, resumo do dia 18

Lindolfo "Lorn" Rodrigues lorn.br em gmail.com
Segunda Outubro 20 07:36:08 PDT 2008

Rau!
Primeiramente gostaria de agraceder todo pessoal que bancou o custo de vir
para São Paulo para palestrar e até mesmo para participar, vou tentar
retribuir a visita assim que tiver algum YAPC/Workshop nas cidades de vocês
:)

O YAPC::Brasil deste ano foi o mais simples, e o mais completo que já teve,
porque:

Simples:
 Não tivemos patrocínio.
 Não tivemos palestrantes internacionais.
 Não tivemos stand.

Completo:
 Tivemos palestrantes interestaduais :)
   - Eden e Wallace que veio da Bahia para palestrar.
   - Breno que veio do Rio para palestrar.
   - Nilson que veio de MG para palestrar.
   - Joenio que veio da Bahia para participar.

 Palestras de qualidade.
 A sala estava consideravelmente cheia, não só de monges, mas de pessoas que
queriam conhecer um pouco mais de Perl ( tinha até um pessoal de PHP lá ).

"Perl Mongers do Brasil, uni-vos!"
 Palestra do Breno, explicando um pouco sobre o que é o Brasil.pm, o que ele
tem que fazer e disse que futuramente terá um site!
Explicou também algumas coisas da SPB, lembram-se dela? pois é, finalmente
eu entendi a utilidade.

"Interagindo na web com o WWW::Mechanize"
 Palestra do Marcio Vitor mostrando o poder do Mechanize de onde ele tira
todo esse poder, claro do CPAN, nos ensinou alguns truques novos e até como
usar o Test::Mechanize para fazer alguns testes funcionais.

"Modulos no CPAN/LWP::Curl"
 Não vou falar dessa palestra :P, só quero falar que ao apresentar minha
proposta de módulo varias idéias surgiram, vai atrasar um pouco o lançamento
mas vai sair com mais qualidade :)

"cpan.iusethis.com"
  O Wallace Reis, falou sobre esse site que reunirá os melhores modulos do
cpan, do mesmo jeito que hoje o osx.iusethis.com reune os melhores programas
para Mac, com um esquema de votação que permite saber que modulo é melhor
para tal atividade.

"Programação de aplicações paralelas em Perl"
  Nilson, apresentou o módulo dele
http://search.cpan.org/~nilsonsfj/subs-parallel-0.08/, e a "magia-negra" que
ele fez para que tudo funcionasse, falou também que a idéia que ele teve
para esse módulo não poderia ser implementada em outra linguagem, além de
Perl.

"Introdução a one-liners"
  O Breno nos deu um "background" para podermos entender melhor a palestra
do Eden sobre Golf, e explicou que muitas pessoas usam Perl como ferramenta
não como linguagem de programação, o pessoal de PHP que estava na sala ficou
razoavelmente impressionado com o que foi mostrado ;)

"Ténicas para jogar Golf"
 Eden explicou o que é um Golf, ele deixou bem claro que é um jogo e que as
 técnicas de magia negra não devem ser usadas em programas normais.

Caso eu tenha falado alguma besteira em alguma descrição por favor me
corrijam :)

Infelizmente no dia 19 estava quase saindo de casa, quando eu falei com o
Joenio, e minha esposa não passou muito bem por isso não pude ir e nem
consegui avisar o pessoal :/

-- Lindolfo "Lorn" Rodrigues
www.slackwarezine.com.br
http://lornlab.org