[Cascavel-pm] [OT] CentOS, eu também recomendo !!!

Sábado Maio 10 00:37:42 PDT 2008

Solli Honorio wrote:
> Bom, antes de mais nada eu vou fã e usuário diário do Debian, mas tem
> projetos onde é exigido um RedHat (basicamente porquê o sistema que vai
> rodar no servidor está homologado para RedHat e/ou Suse Enterprise).
>
> Bom, ao contrário do que muitos acham, é necessário pagar por servidor
> RedHat instalado (já ouvi muito a história de comprar uma mídia e sair
> instalando a tordo e direito), bem estou finalizando um projeto com RedHat e
> para montar um ambiente meu de teste resolvi utilizar o CentOS. O CentOS é o
> RedHat recompilado e 100% compatível (binário), até aí esta informação está
> [...]

O RIPE NCC usa CentOS para todos os servidores que entraram em produção
de 2006 para cá. Eu no início achei que ia ter montes de problemas, e
que /RedHat/ /sucks/, mas, prá variar, eu paguei a minha língua. Eu
posso fazer quase as mesmas coisas que fazia no Debian, com pequenas
vantagens, às vezes (meus sistemas de base de dados tem 16GB de RAM, são
64 bit - o Debian até onde eu sei ainda não oferece um porte para 64 bits.

Marco, sobre o que você disse, eu posso recomendar o CFEngine - o RIPE
NCC usa para configurar e instalar os "específicos" dos diversos
sistemas que a gente usa. Demorou umas 3 semanas para eu pegar a manha
do treco, mas agora, para instalar uma máquina nova eu simplesmente
habilito boot pela rede, aviso as Operações (que permitem que aquele MAC
address acesse o servidor de boot com TFTP), e aí é só ligar e ir beber
café. É tão bom que o pessoal está até ficando /trigger-happy/,
re-instalando máquinas ao invés de tentar resolver pequenos problemas à
mão... :D

Aí tem meus dois centavos. ;)