[Cascavel-pm] Empacotamento Debian e Módulos Perl

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Maio 5 08:07:50 PDT 2008

Luis Campos escreveu:
> Você falou bastante, mas eu ainda tenho uma dúvida: por exemplo, eu
> tenho 4 sistemas que cooperam entre si, e que dependem de 4 combinações
> de versões diferentes da Digest::SHA1 e Digest::MD5. Todos os sistemas
> tem de rodar na mesma máquina, parte do fonte está em C e parte do fonte
> está em duas versões diferentes de Perl (parte em 5.0.5 e parte em
> 5.8.8). Como mesmo é que você resolve isso apenas com pacotes Debian?

Essa é uma discussão muito frequente que tenho com o matt trout, que
argumenta que deveria existir um suporte a multiversões no APT. Eu acho
que o problema é mais complexo do que normalmente é entendido, e por
isso eu normalmente proponho uma solução mais complexa.

Eu no seu lugar, entenderia cada uma dessas combinações como um "runtime
operacional" completo, levando em conta o quanto as dependencia entre
esses elementos pode ser complexa. Isso significa que você vai ficar com
N versões "personalizadas" de Debian, representando cada uma dessas
diferentes combinações.

A maneira que as pessoas costumam fazer isso no Debian é montando
chroots diferentes onde você pode ter as versões diferentes de
bibliotecas rodando em um ambiente completamente coerente.

Eu concordo que isso é um overhead considerável de administração, mas
sinceramente não acho que seja em vão. Dependências binárias podem ser
mais sensíveis do que se espera, e fazer isso assim é o único jeito que
eu conheço para estabalecer parâmetros razoáveis de confiabilidade.

daniel