[Cascavel-pm] AJAX + PERL

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Sábado Março 8 04:08:23 PST 2008

Fiz um trabalho a alguns meses, e o resultado foi fantástico, mas
infelizmente a curva de aprendizado foi grande demais, apesar dos
resultados terem sido muito bons.

Sugiro avaliar bibliotecas (prototype e outras) para trabalhos
maiores. O formato JSON me pareceu melhor ainda, pela facilidade com
que se transferem os dados.

Um dos problemas mais sérios que tive foi a integração da parte
desenvolvida com o conjunto interno, pois como desenvolvi como
atividade extra, e recebi um html do formulário, que era gerado por
processos (perl) que faziam autenticação, coloquei muito header que
foi descartado na integração, e isto gerou muita perda de tempo ...

Em resumo. É importante avaliar o AJAX ao maximo, pois vc vai precisar
de um pouco de CSS, muito DOM, e pensar nisto integrado à realidade da
aplicação, salvo se vc conseguir fazer coisas do zero, daí basta
conhecer ;)

Uma sugestão de ponto de conhecimento:

    http://www.w3schools.com/

Parece ser um saco reler os basicos, HTML DOM, DHTML, CSS, JavaScript
e Ajax, mas o resultado é muito bom. Depois se aprofunda em outras
fontes ...

Meus 2 centavos ;)

Sds,
Marco Antonio