[Cascavel-pm] Apresentação / Catalyst

Domingo Junho 1 19:47:25 PDT 2008

Geovanny Junio wrote:
> Olá Senhores,

Olá, Geovanny.

> Não sou programador, tenho um pouco de conhecimento em redes apenas.

[...]
> Em uma mensagem anterior na lista, vi o Champs (desculpa se escrevi
> errado, ou se não devo te chamar assim, é só falar)

No problemo. :) Se você está lendo mensagens do arquivo da lista,
poderia mandar o link para a gente? Contexto é sempre bom.

> afirmando que o Catalyst é lento (ele indicou um caminho alternativo,
>  se não me engano, ensinava a implementação de um controller + TT +
> ....não me lembro de tudo). Enfim, o Catalyst é lento mesmo?

Ah... eu acho que me lembro deste... alguém sem teoria de programação
reclamava que não conseguia fazer "magia negra" com Catalyst, e que ele
era complicado, e que a implementação dele estava lenta...

O problema é falta de preparo. Gente que nunca programou normalmente
acha que escrever programa é apenas colocar as instruções uma depois da
outra, e que o computador cuida de todos os outros detalhes.

Ledo engano. Engenharia de Software é a mais complexa e intrincada das
engenharias, e ainda não existem formas simples de resolver todos os
problemas que a gente tem na área.

> Lento até que ponto (ou apartir de qual ponto)? Seria possível a
> implementação de um sistema realmente grande (e.g. um ERP com uma
> quantidade de acesso considerável)?

É exatamente nos sistemas grandes e complexos que o Catalyst dá show de
performance e produtividade. Mas atenção: assim como edifícios, os
maiores são os mais complicados e difíceis de construir. Certifique-se
de que você tem um engenheiro de software ou um programador competente
para te orientar e instruir.

> Desculpem se foi uma pergunta ignorante, mas é que ainda sou um tanto
>  imaturo no mundo da TI, e procurei respostas no Google e não achei.

*Nenhuma* pergunta é ignorante. Mas algumas sào mais interessantes que
outras. Procure se informar, lendo "How to ask questions, the smart way":

http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

Eu acho que isso é uma tradução, mas eu não chequei:

http://br.geocities.com/cesarakg/smart-questions-pt_BR.html

Espero que isso ajude.
Putamplexos.