[Cascavel-pm] IDE Linux para Perl

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Quinta Julho 24 14:51:53 PDT 2008

2008/7/24 Agustinho Coelho <agustinho_coelho em yahoo.com.br>:

> Boa Noite,
>
> Estou começando a programar em Perl,  Eu já utilizo linux há algum tempo, mas comecei com Perl tem apenas 1 mês e ainda tenho um pouco de dificuldade, por isso gostaria de saber se há alguma IDE de programação Perl para Linux. Eu configurei o VIM para fazer  destaque de sintaxe (syntax highlighting), mas ainda não oferece o que eu  queria. Dei uma pesquisada na rede mas não tive muito sucesso (talvez pela inexperiência).
>
> Agradeço desde já,
>
> Agustinho.

Olá Agustinho,

A melhor opção neste caso é a que você se adapta melhor. No meu caso
eu utilizo freqüentemente o GVim, porem, este editor (se é que se pode
chamá-lo assim) tem uma curva de aprendizado íngreme, então, vá com
calma, tenho certeza de que ele pode te oferecer o que você procura e
muito mais.
Enquanto isso; uma dica de IDE é o Eclipse, com o plugin EPIC, eu já o
utilizei e acho uma opção muito boa, o Eclipse tem ótimos recursos e
integração com CVS, Subversion, Git, etc. O único defeito é ser um
pouco pesado, e coincidentemente, feito em Java. Além deste plugin tem
muitos outros, tornando-o uma opção muito competitiva, sem contar que
você pode usá-lo para muitas outras linguagens de programação.

Veja o screenshot anexo do meu GVim de trabalho (tragicamente rodando
sobre Windows), com um script bem simples aberto. Este tema
(no_quarter) você pode encontrar em:
http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=2016 ;-)

um abraço,